logo

quinta-feira, 29 de março de 2012

Sabedoria dos antigos

Vivo me lembrando das coisas que minha avó dizia e depois a minha mãe também repetia, da mesma forma:

- “Menina, não leia no escuro que faz mal à vista”.

- “Não tome banho depois da refeição, faz mal para a digestão”.

- “Não beba água durante a refeição, vai ficar barriguda”.

- “Toda grávida deve usar cinta, pra não ter estrias e para conter a barriga”.

- “Depois do parto deve-se usar cinta pra ajudar a barriga a voltar ao lugar”.

- “Calcinha de cintura ajuda a termos cintura fina”.

E por aí seguiam as recomendações delas, para o nosso bem estar e para manter a beleza natural. E como todo mundo, nunca demos muita atenção a essas recomendações, que achávamos fruto de alguma superstição antiga, sem fundamentos científicos.

Muitos anos depois, pudemos comprovar que muitas dessas recomendações eram verdadeiras, e a comprovação científica era exatamente a constatação da perda obtida. Uma barriga flácida, por conta do não uso das cintas, uma cintura larga e uns “culotes” divididos nas ancas, por conta das calcinhas tipo biquíni, que teimamos em usar. E a visão? Essa realmente bem diminuída pelas longas horas lendo apenas com uma pequena luz de abajur. Resultado: vistas cansadas, ou melhor, exaustas!!

Nossos antepassados tinham um grande poder de observação, fruto, com certeza, de experiências vividas ou recolhidas de seus anteriores, a quem davam crédito. E, por conseguinte, tiveram melhores condições físicas, sem os estresses atuais com academias e personais, apenas, observando pequenos cuidados naturais consigo mesmos.

É claro que também havia alguns misticismos em algumas das colocações antigas, como comer canjica para ter mais leite, durante a amamentação. Lógico que o efeito era mais psicológico, pois a mãe ficava mais confiante e assim seu leite vinha em mais quantidade, e além do leite, vinham também alguns quilos a mais no corpo da nutriz. Sem contar que o coco da canjica ainda era causa de algumas cólicas no bebê amamentado.

Hoje, muitas dessas “crendices” foram comprovadas pelo seu valor científico e são adotadas por médicos nos seus pacientes, e deram ótimos resultados. A sabedoria dos nossos antepassados foram estudadas e colocadas em prática pelos jovens atuais, como ideias revolucionárias dos tempos modernos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário