logo

quinta-feira, 22 de março de 2012

Agora é o vinho...

Por Maria Teresa Serman
Este não é um texto religioso, mas, quando bebo um bom vinho, me recordo da genial combinação que Cristo instituiu na Última Ceia a nível humano, ou como se costuma dizer hoje em dia - palatável. Na verdade, vinho combina com quase tudo: pão, queijo, massa, carne, vegetais, frutas, frutas secas, nada. Eu disse "quase"? Vinho combina com tudo!!!

E está na moda, em todas as colorações, tipos de uva, origens, terroirs; enfim, vinho é o que há. Tão velho quanto o mundo, ele se reinventou e adquiriu conotações diferentes, sedutoras, neste mundo frenético, devoto de inovações a cada segundo. E estão acontecendo no universo da uva vinífera. Em primeiro lugar, vamos expor um pequeno lista dos principais tipos de vinho; posteriormente faremos um glossário do assunto. Perdoem-nos se deixarmos algo de fora (aliás, POR deixarmos), não somos conhecedoras, mas simples admiradoras. Em primeiro lugar, os tipos básicos da bebida:

- CABERNET SAUVIGNON: "Cabernet Sauvignon é uma casta de uvas da espécie Vitis vinifera, a partir da qual é fabricado vinho de alta qualidade. Originária da região de Bordeaux, no sudoeste da França, ela é a uva vinífera mais difundida no mundo, encontrando-se em todas as zonas temperadas e quentes. É conhecida como "a rainha das uvas tintas". É resultado do cruzamento entre as uvas Cabernet franc e Sauvignon blanc.(citação da Wikipédia)." A harmonização, ou combinação do vinho com a comida apropriada, de modo a ressaltar as peculiaridades de ambos, deve ser com massas pouco condimentadas, queijos, carnes, e a temperatura recomendada é de 12 a 14 graus.

- CARMÉNÈRE: "Carménère é uma casta de uva, originalmente da região do Médoc (Bordéus, França), onde era usada para a produção de vinhos tintos intensos e ocasionalmente para mistura, de modo semelhante à casta Petit Verdot. Os cachos dessa cepa possuem frutos que variam entre os tamanhos pequeno e médio, e cores que tendem ao preto azulado. Na Europa, as videiras desta variedade foram dizimadas por uma praga e substituídas por outras castas mais resistentes. Atualmente, é exclusiva do Chile." (Idem) Ele tornou-se o vinho símbolo do Chile, quando levaram muda sobrevivente da praga que destruiu as viniculturas do tipo na França, e que ambientou-se perfeitamente em terroir chileno, iniciando-se, assim, uma produção inesperada e muito bem sucedida. Sua harmonização se dá com aves, massas e carnes vermelhas. O sabor é intenso, o aroma, frutado.

- CHARDONNAY: esta uva é originária da França, e usada em vinhos agradáveis ao paladar e no champanhe. Porém, o vinho dessa espécie alcançou seu ápice nas viniculturas da Califórnia. Uma interessante prova desse fato é o filme "O julgamento de Paris". Tem facilidade de cultivo e variedade de aromas. É perfeito com peixes e massas com molho branco, podendo ser degustado sozinho, com bom proveito.

- MERLOT: "Merlot é uma casta de uva tinta, fruto da Vitis vinifera. É uma das responsáveis pelas características dos vinhos tintos de Saint Émillion, região de Bordeaux, França, sendo utilizada para a elaboração de vinho tinto para ser consumido jovem." (Wikipédia) . Harmoniza-se com massas e risotos.

- SHIRAZ (ou SHIRAZ): "Nos países de grande tradição vinícola, como a França e a Itália, por exemplo, ocorreu, ao longo dos séculos, uma seleção natural de cepas, prevalecendo aquelas que melhor se adaptaram ao micro-clima local. Outros fatores como resistência às pragas, qualidade e bom rendimento foram levados em conta. Essas cepas foram levadas posteriormente a outras regiões do mundo, sendo que algumas se adaptaram e outras, ou não se adaptaram ou perderam a tipicidade que apresentam em seu lugar de origem.
A Syrah se destaca como uma das grandes uvas que chegaram aos nossos dias. É notável a qualidade dos vinhos que com ela se elabora tanto no sul da França quanto em outras regiões do mundo, notadamente na Austrália, onde se adaptou maravilhosamente e ganhou o nome de Shiraz.

- TEMPRANILLO: "Atualmente, a Espanha é o terceiro maior produtor de vinhos do mundo com mais de 30 milhões de hectolitros, ficando somente atrás da Itália e da França. Cerca de 600 variedades de uvas participam dessa enorme produção, sendo a imensa maioria de vinhos tintos. Mais de 80% dessa produção entretanto é obtida por apenas 20 variedades, destacando-se entre elas a Tempranillo, com certeza a mais importante e mais famosa uva tinta da Espanha. O nome Tempranillo provavelmente vem de temprano (cedo em espanhol), visto que amadurece prematuramente, antes das outras variedades como a Garnacha, Mazuelo e Viura, normalmente utilizadas para corte em Rioja.
Considerada uma variedade vinífera das mais nobres, a Tempranillo é uma uva de tamanho médio, casca espessa e muito escura. Produz vinhos com teor alcóolico entre 10,5 e 13%, acidez equilibrada e bastante propícia para o envelhecimento em carvalho. Tem um baixo conteúdo natural de enzimas oxidantes, o que garante aos vinhos dessa uva, cortados ou puros, uma excepcional longevidade. Produz vinhos de cor profunda, estruturados, elegantes e complexos.

- MALBEC: "Embora na Argentina o Malbec pareça ter encontrado o terroir ótimo para expressar qualidades, esta cepa tem sua origem na França. Pela singularidade e qualidades que alcança nos solos de Mendoza, o Malbec é a variedade emblemática da Argentina e o referente importante a nível internacional. Cepa versátil, com a qual é possível elaborar vinhos jovens, rosados, espumantes e também exemplares aptos para prolongadas guardas. Na sua cor se destaca o vermelho intenso, os matizes violáceos e azulados, especialmente quando é jovem. Para reconhecê-lo pelos seus aromas haverá de lembrar o cheiro das ameixas muito maduras ou das geléias de amora ou ginja." (www.argentinawinetourism.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário