logo

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 129)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos. Podem fazer suas perguntas nos comentários.

1 – A. diz: Dra um filho adolescente pode levar os pais a separação? Pergunto porque nosso filho está dividindo o casal e as nossas brigas são sempre por causa dele. O pai deixa tudo pra não ter que se aborrecer e eu tenho que botar freio. O que fazer?

RESP: Caro(a ) A.
Realmente isto pode acontecer- embora não deva! Seu filho é único? Tem amigos? Conhecem bem os amigos deles e suas famílias?Procurem se aproximar mais de outras famílias, promovam encontros, reuniões, saiam juntos, fortaleçam seus laços !
Pais devem estar unidos sim, quanto à Educação dos filhos. Se o pai concorda e " deixa tudo para não se aborrecer " a mãe, realmente deve ser o equilíbrio, ponderando com o pai ( a sós ) os " porquês " do SIM e do NÃO e depois dizendo NÃO ao filho quando necessário e explicando sua atitude, sem condenar a atitude do pai mas com posicionamento firme , seguro e sereno. É difícil? Claro que é, porém educar é mesmo difícil, doloroso, mas também muito gratificante porque os frutos saborosos sempre acabam por vir ! Os próprios filhos reconhecem a sabedoria dos pais que assim agem.
Não discuta com seu marido sobre seu filho - conversem serenamente, A SÓS e não permitam que a vida conjugal de vocês seja prejudicada -
Adolescência é UMA FASE da Vida, NÃO É A VIDA, passa e vocês, os pais, permanecem...
Separar-se não é o caminho e muito menos discutir indefinidamente porque as posições são diferentes. Vocês são pessoas distintas, não pensarão igual muitas vezes, por isso continue ponderando com seu marido suas atitudes- e reveja as suas próprias porque muitas vezes não queremos enxergar que o outro também tem razão e radicalizamos nossas posições...
Se há algo entre vocês que deva ser resolvido, o façam com serenidade, saiam sozinhos, façam um passeio, um lanche, um jantar, um teatro, um cinema- não sei os hábitos de vocês, mas faz muita falta o lazer pai /mãe especialmente quando os ânimos estão agitados...
Boa sorte e conte comigo sempre que desejar! Mannoun

2 – A. diz: Por que a adolescência é uma fase tão conturbada e difícil de se lidar? Nós pais precisamos de ajuda sempre nessa fase, ou sou só eu que estou com problemas?

RESP: Caro (a ) A.
A Adolescência é uma fase da vida não necessariamente conturbada e difícil de lidar - há Adolescentes e Adolescentes - há PAIS e PAIS...
Nosso processo educacional é que passa por momentos mundialmente difíceis, com excesso de materialismo, consumismo, permissivismo e outros “ismos " delicados, o que torna a família vulnerável diante de informações controvertidas e propagandas " enganosas do politicamente correto " .
O SIM continua o mesmo. O NÃO continua o mesmo. A escala de valores, enquanto 2+ 2 continuem sendo = a 4 , NÃO MUDOU !
Que quero dizer com isso? A Autoridade ( diferente de autoritarismo ! ) dos pais deve ser mantida no lar, ponderando o casal COMO quer levar a educação dos filhos, o que pode e o que não pode, quando, como, onde, com quem....
Eles pisam onde pisamos - o EXEMPLO continua a ser a melhor forma de educar!
Ânimo portanto, nada de olhar para baixo, dar-se por vencidos porque VALE A PENA educar Adolescentes que nos desafiam, contestam reclamam, mas desejam ser amados, tratados com firmeza e COERÊNCIA , vê-los, crescer , ser generosos, produtivos, felizes !
Leiam, se puderem, um pequeno livreto que escrevi- “Amar os Adolescentes" , da editora Quadrante -SP- podem pedir pela internet que mandam em casa . Quem sabe os ajuda?
Fico a seu dispor, Mannoun

2 comentários:

Anônimo disse...

O que podemos fazer quando o adolescente apresenta sintomas de depressão. Meu filho de 17 anos, anda pelos cantos, falando pouco, sem ânimo nos estudos, e sem interesse nas coisas que mais gosta, como futebol e computador. Ele é o caçula e com os outros dois nunca passei por isso.

Anônimo disse...

Preciso de sugestões para conseguir que meus filhos adolescentes (2) fiquem mais em casa, com a família. Não querem passar uma noite sequer conosco.Somos de São Paulo, capital.

Postar um comentário