logo

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

É hora de viajar!

Por Maria Teresa Serman

Férias, que tal uma escapadinha? Ou um descanso mais longo? De qualquer jeito, é preciso usar o bom senso e se organizar, para aproveitar inteiramente a oportunidade. E esse aproveitamento começa pela mala, depois de decidido o destino e programados os meios.

Em primeiro lugar, pesquise como estará o clima no lugar aonde vai durante o tempo em que ficará por lá. As roupas devem ser apropriadas a isso, sempre com uma variação para mais frio ou mais calor, pode acontecer. Leve peças que combinem entre si, com acessórios legais para implementar as variações possíveis. Assim você estará elegante com menos bagagem. Ao arrumar as coisas na mala, siga os seguintes passos, para aproveitar bem os espaços e deixar suas roupas esticadas e prontas para vestir.

1- Os sapatos devem ser postos dentro de sacos (de preferência transparentes, para facilitar), e podem ser preenchidos com cintos, meias e até bijuterias, também em saquinhos. Essa é uma excelente forma de aproveitar espaços. Sapatos e bolsas devem ser as primeiras coisas a serem postas no fundo da mala.

2- Coloque as calças mais pesadas, assim como bermudas desse tipo, logo a seguir, dobrando-as no comprimento, unindo as pernas. Alterne o posicionamento das peças, sobrepondo uma para cada lado, de modo que pernas e cós não coincidam, o que distribuirá melhor o volume.

3- Agora é a vez dos cardigãs, pijamas e blusas, por ordem de peso, os mais pesados e que amassam menos por baixo. Os casacos, se mais grossos, podem ser dobrados ao meio; se finos, enrolados com as mangas interiormente, sobrepostas ao longo. Tops podem ser enrolados ou esticados, ocupando espaços com menos altura. Camisetas podem do mesmo modo, preenchendo cantos ociosos.

4- Vestidos e saias de tecido fino devem ser enrolados, de preferência juntos, com uma saia dentro de cada vestido, ou seja: estique o vestido sobre a cama, disponha a saia em cima dele, no mesmo lugar da saia do vestido, e vá enrolando. Coloque os rolos nas laterais da mala, bem fixos, para não amassar.

5- Lingerie, maiôs e biquínis devem ir em saquinhos também, ocupando os vazios que ainda houver. Acessórios idem.

6- Por último, devem ser colocados blazers e outras roupas que amassem. Estique cada peça na mala, dobrando as mangas para dentro, sendo estas também esticadas. Se necessário, dobre então ao meio, no sentido do comprimento.

7- Itens de maquiagem e higiene pessoal devem ser transportados à parte, em uma nécessaire, que pode integrar a bagagem de mão, com frascos bem vedados. Xampu, condicionador e sabonetes líquidos podem ser transferidos para potes avulsos menores, se for possível. Em viagens internacionais, atente para as regras próprias vigentes.

Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário