logo

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 99)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

1 – O. M. diz: Dra o que fazer para tratar espinhas no rosto e costas de um adolescente de 15 anos, Ele não é nada cuidadoso com a aparência e estas espinhas deixam seu aspecto ainda mais relaxado.

RESP: Cara Sra O. M.
Procure não comentar muito com ele sobre sua aparência. Adolescentes muitas vezes podem querer chamar a atenção justamente por seu aspecto “desleixado"...
Evite falar por algum tempo sobre o assunto sobre o assunto. Dê um tempo e depois convide seu filho a fazer uma consulta com um bom Dermatologista, animando-o a cuidar de sua saúde, pois que as espinhas podem ser porta de entrada a outras infecções.
Quem sabe ele aceita?
Boa sorte e fico às suas ordens, Mannoun

2 – A. D.diz: A minha filha de 16 anos só quer saber de estudar, é muito competitiva e fica em prantos quando tira uma nota abaixo de 8. Com isso ela é mal vista na turma que a exclui de conversas e só a procuram pra tirar dúvidas. Como devo agir com ela para que não perca o interesse pelos estudos mas que aprenda a dosar para ter amigas?

RESP: Cara Sra A.D.
Sua filha é única ou tem mais irmãos? Pratica esportes, tem outras atividades além de estudar?Tem atribuições em casa?
Anime a que ela convide alguma(s) amiga(s) para que façam também um lanchinho em sua casa, e não só quando vierem pedir ajuda com as dúvidas escolares,e então a senhora participará discretamente das conversas delas,sugerindo um cinema ou algum evento na cidade, procurando " enturmar " sua filha já que ela não o faz...
Com relação às notas, é importante que ela aprenda a perder (não sei como está sendo criada em família!) embora devam elogiar o fato de ser estudiosa... Aqui entra o aprendizado da “dosagem” a que a senhora se refere. Solicite sua ajuda nas tarefas domesticas, convide-a para juntas fazerem as compras de mercado, etc, etc. Isto facilita um diálogo, muda o tom de só estudar para aprender a ter também um olhar para as necessidades da família...Afinal, a casa é de todos.....
Boa sorte e fico aqui a seu dispor, Mannoun

2 comentários:

Alice Garcia disse...

Dra tenho 3 filhas , uma de 12 anos e as gêmeas de 11. Estou preocupada com o início da adolescência delas. São muito competitivas, são amigas, mas vivem disputando quem vai conseguir fazer o quê primeiro. Até agora nenhuma delas menstruou. Torço para que a mais velha fique menstruada primeiro pra não ficar se sentindo por baixo. Como agir nesta situação?

Anônimo disse...

Dra o que fazer com as adolescentes em casa de férias? Só querem TV, computador e shopping. Como fazer pra trocar esta idéia de consumo e de ficar só com estes amigos virtuais?

Postar um comentário