logo

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Para conhecer (e amar) a Bíblia: Introdução

Por Maria Teresa Serman

Essa sequência de textos que vamos começar bem poderia se chamar História do Povo de Deus, ou A história do Amor de Deus Através dos Tempos. Tudo isso ajuda a definir a Bíblia Sagrada, ou a Sagrada Escritura, como os católicos a chamamos também. É uma saga de amor, pecados, perdão, recomeço e, acima de tudo, do amor misericordioso e incondicional de Deus nosso Pai por seu povo. E qual é esse povo?

Somos todos nós, filhos desse mesmo Pai amoroso, Deus fiel, Senhor dos exércitos, como fica bem claro na narrativa do Antigo Testamento. Este, por onde começaremos, narra a trajetória do povo eleito, os judeus ou israelitas, desde sua origem, com o patriarca Abraão, o primeiro que focalizaremos. Na verdade, a narrativa começa na origem do mundo e do homem. Depois de Adão, o patriarca mais importante foi Noé, o construtor da Arca, que sobreviveu ao dilúvio. Em seguida, o foco se concentra em Sem, um de seus filhos, que gerou um povo, os semitas, outra denominação do povo judeu.

Tomamos como base para essa incursão litero-histórico-religiosa o livro Conhecer a Bíblia, de Josemaría Monforte, da editora Diel. Portanto, os trechos entre aspas foram retirados do citado exemplar. Se houver outras fontes, indicaremos a seguir das citações.

Escolhemos alguns personagens a nosso gosto e critério, e alternaremos figuras masculinas e femininas: Abraão, Jacó, José, Moisés, Davi e Salomão; Raquel, Lia, Judite, Ester, Rute, Suzana. Esperamos que essa coletânea enriqueça os conhecimentos de todos nós sobre a História Sagrada, e nos traga encantamento à alma e diversão à mente. Dedico essa inspiração a meu pai, que já está junto do Pai, pois ele me incentivou sempre a ler a Bíblia. “Traça de livros”, como se costumava dizer, eu vivia “engolindo”-os e pedindo mais. Ele, então, me respondia sempre: “-Vá ler a Bíblia, há muitas histórias interessantes lá, aventuras, lições, não há livro melhor”. Assim despertou meu gosto pelas coisas de Deus desde cedo. Obrigada, papai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário