logo

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Passeios cultuais diferentes

Idas e vindas à escola das crianças podem se tornar verdadeiros passeios culturais. Aproveitar temas das notícias interessantes do dia, ou dos últimos dias, pode gerar discussões bem divertidas ou esclarecedoras.

Pela manhã, na ida para o colégio, quando as cabeças ainda estão fresquinhas, podemos levantar assuntos bem relevantes, que vão interessar tanto ao moleque pequeno como ao vestibulando caronista.

Um exemplo atual é o do Vulcão Puyehue, que está em erupção, no Chile, lançando grande volume de cinzas e provocando nuvens que chegam até ao sul do nosso país, passando pela Argentina e Uruguai.

A conversa gira desde os atrasos nos vôos, as dificuldades das pessoas que estão em trânsito, até o formato e a razão da existência dos vulcões. Isso torna os minutos de espera no trânsito momentos culturais e agradáveis, quando cada um pode opinar sobre o que sabe, ouviu ou leu sobre o assunto.

O tempo passa mais rápido e todos podem conversar e aprender algo novo, e também passar seus conhecimentos mais detalhados para os outros.

Um dia a conversa é sobre os vulcões; no outro, sobre a greve dos bombeiros; em um terceiro é o menor homem do mundo que entrou para o livro dos recordes. Contudo, o mais importante é deixar claro que devemos sempre tirar a verdade das notícias. Porque nem tudo que é publicado é verdade e muitos fatos até são distorcidos pela própria opinião parcial de quem escreve. É bom que a garotada comece desde cedo a fazer essa diferença, para formarem seus próprios juízos baseados em fatos concretos, colocados diante das leis morais. Só assim estarão se formando bem para este mundo tão cheio de engodos e falsos profetas da verdade. ( e eu nem citei a política nacional)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário