logo

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Como ser uma namorada mais sólida

Por Maria Teresa Serman

O ser humano é feito de matéria sólida e líquida. Mas só os do sexo masculino, pois os femininos são, tremenda injustiça, tremendamente aquosos. Nós, mulheres, estamos sempre sendo invadidas e subjugadas (se permitirmos) pelos líquidos. Mensalmente, gravidicamente, diariamente. É uma batalha incessante e desgastante. Porém, como a vida é luta, já disse um poeta, vamos lembrar algumas ações que podem facilitar a eliminação desse famigerado teor hídrico que nos infla como balões;

- Diminua o máximo possível o sal. Substitua-o por limão, ervas como orégano, alecrim, salsa, manjericão, tomilho, coentro, todos eles de delicioso sabor e comprovadas propriedades nutricionais, até diuréticas.

- Abuse dos cereais, vegetais verdes e fibras, além de alimentos integrais, pois esses aumentam a sensação de saciedade e estimulam o intestino a funcionar melhor, o que também elimina líquido.

- Parece contraditório, mas beba muita água e sucos. Ingerir líquido afasta a fome, hidrata o organismo como um todo, e a pele, em especial, e conserva os rins em constante atividade. É importante tomar água antes de dormir para ativar os rins e não acumular resíduos que podem evoluir para pedras e cristais. Então, mais líquido, menos líquido.

- Evite excesso de leguminosas como feijões, milho, lentilha e ervilha. Embora sejam obrigatórias em pequenas quantidades, fermentam, e os gases que provocam incham o abdômen.

- Não fique estática, mexa-se! Ficar muito tempo na mesma posição, em pé, sentada ou deitada leva a acumular líquidos, principalmente nas extremidades. Faça exercícios, ande, caminhe!

- Roupas apertadas ou muito justas inibem a circulação, comprimindo as veias e impedindo o retorno venoso do sangue. Aquela calça jeans que parece ter sido costurada com você dentro é sua inimiga, tenha certeza.

- Use e abuse de melancia, melão e aipo. São pouco calóricos, baixam a pressão, têm oxidantes - a melancia é rica em licopeno, assim como o tomate, substância rejuvenescedora -, auxiliam na prevenção do câncer, e são tremendamente diuréticos. Têm bastante potássio, que atua como faxineiro dos rins, reduzindo o ácido úrico e contribuindo para afastar o cálculo renal.

De resto, para tornar-se realmente sólida, não basta cuidar do que entra pela boca, mas do alimenta a mente e a alma. Amor dedicado, bom humor, boas leituras, convivência mais íntima com o Pai, tudo isso hidrata o ser de uma maneira mais completa e visceral do que um litro de suco da luz ou horas de academia. Seu namorado admirará essa solidez ainda mais do que a outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário