logo

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (férias 2)

Neste mês de férias transcrevo aqui algumas perguntas feitas a Dra Mannoun e suas respostas, em um programa de TV. Peço aos amigos que quiserem fazer perguntas que aguardem suas respostas no mês de fevereiro.

Dra. Mannoun, há quanto tempo a senhora trabalha com Medicina do Adolescente?

Há vinte e dois anos exatamente, no Hospital Getúlio Vargas Filho, em Niterói. Fazia pediatria, e sempre gostei dos meninos crescidos; quando soube que havia essa especialidade, comecei a dedicar-me e a aperfeiçoar-me nela. Fiz um curso na UERJ, pois já havia lá a Unidade Clínica do Adolescente, e comecei a trabalhar no Hospital com a cobertura dos profissionais da UERJ. Assim a gente foi iniciando um trabalho em Niterói, no Getúlio Vargas Filho.

Onde começa a adolescência e onde termina?

A gente precisa fazer primeiro uma distinção, a distinção entre puberdade e adolescência.

A puberdade corresponde às mudanças biológicas. A Organização Mundial de Saúde situa-a entre os dez, doze anos, até os vinte e um, que é quando se completa o crescimento biológico. A adolescência é o aspecto psico-sócio-espiritual: o adolescente tem inquietações sociais, psicológicas, espirituais. Pode começar junto com a puberdade, pode começar antes da puberdade e pode começar depois; pode terminar também junto com a puberdade ou prolongar-se. É muito freqüente, não só no Brasil – é um fenômeno mundial –, que a adolescência se prolongue...

Com as residências, no caso da Medicina, ou os longos períodos de aperfeiçoamento que as outras Faculdades e as outras profissões vão exigindo, os adolescentes, que já deveriam ser jovens adultos, vão ficando em casa às expensas dos pais. Isso prolonga a adolescência, poupando aos jovens a necessidade de tomar decisões comprometedoras.

No entanto, tomar decisões é justamente uma das características próprias do Adolescente: é a idade bonita de fazer opções e de tomar decisões e de serem coerentes com elas, comprometidos com elas. “Compromisso” é uma palavra de que as pessoas, hoje, não gostam, mas é realmente algo que se define na adolescência, e por isso ela é tão bonita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário