logo

domingo, 16 de janeiro de 2011

Li por aí: (13) Educar com responsabilidade

Por: Paulus Publicado em: 04/01/2010

Conciliar as atividades profissionais com os cuidados do filho não é tarefa fácil. Com a ausência no dia a dia, educar os pequenos é mais trabalhoso. Por isso diversas famílias utilizam outros recursos para auxiliar na formação e distraí-los.

Mas é comum, acontecer alguns conflitos que afligem grande parte dos pais que, muitas vezes, se sentem impotentes quando precisam impor limites e regras. Para auxiliá-los nesse desafio, o livro, Aprendendo a responsabilizar nossos filhos, oferece ricos ensinamentos que sinalizam novos caminhos e posturas para melhorar o relacionamento familiar.

O livro aborda maneiras para desenvolver o senso de responsabilidade nas crianças, remetendo à evolução das suas capacidades intelectuais do ponto de vista da consciência moral em desenvolvimento. A questão da responsabilidade parental e os obstáculos que impedem os pais de prosseguir é outro ponto trabalhado na obra.

Já a influência do pai e da mãe como figura de autoridade perante os filhos é tratada sob o aspecto da concessão e do rigor; a disciplina saudável é vista como estratégia para que a criança se torne responsável por ela mesma e pelos outros. Os autores apontam que uma criança responsável é um ser que se liberta de um estado de dependência para fazer suas próprias escolhas e tomar as rédeas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário