logo

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 51)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

Gravidez precoce
1 – A. diz: Por favor me de um exemplo de como deve abordar a familia numa situação de gravidez precoce
RESP: Caro (a) A.
Uma vez que tenha acontecido a gravidez, em hipótese alguma se deve cogitar o abortamento que é, foi e será sempre um CRIME !
Algumas questões:
Ambos são Adolescentes? Quais as idades e escolaridade? Como vivem os pais?
Estas informações são preciosas para uma boa orientação!
A família deve se reunir e acompanhar com muito carinho o filho ou filha, marcar consulta com obstetra, fazer acompanhamento da gravidez, em que os dois devem ser envolvidos. Não obrigá-los a um casamento precipitado. Cada qual fique com sua família, bem acompanhados, sem brigas ou discussões. Calma, paciência, acolhida. Promover uma reunião com os pais de ambos para traçarem diretrizes- quem cuida de que coisas, partilhando despesas, orientando aos estudos e/ou trabalho dos Adolescentes.
Aos poucos ir preparando os dois para uma mudança em suas vidas. Que comecem a assumir responsabilidades em casa, se até então não o fizeram. Evitem falar muito,repreender e lamentar - abram espaço para que eles falem, contem suas expectativas, ansiedades e sonhos!
A vida deve seguir sua normalidade tanto quanto possível!
Há uma resposta a situação semelhante no "Negócios de família " de 26 de abril deste ano. Quem sabe poderiam acessar e também aproveitar as respostas?
Fico às ordens, Mannoun

Silicone em Adolescente
2 – A. diz: É possível uma adolescente de 16 anos fazer cirurgia de implante de silicone nos seios, para aumentar? Depois dá para amamentar futuramente?

RESP:Caro(a) A.
Aos 16 anos não é aconselhável cirurgia de implante nem de redução de mamas. Adolescentes desta idade ainda estão em fase de formação e geralmente se recomenda que aguardem os 18 anos completos. Um bom cirurgião plástico orientará a conveniência ou não da cirurgia na época oportuna e os resultados para futura amamentação, bons ginecologistas/obstetras informarão com maior segurança de acordo com sua experiência

5 comentários:

Georgia disse...

como educar adolescente que mente? A mentira é vício ou doença?

Erika Marcondes disse...

Vou ter um filho em dois meses se Deus quiser. Meu marido quer que façamos a circunsição dele logo após o parto. Diz que é melhor para o menino, que no futuro ele vai agradecer, etc. Eu penso que é uma maldade fazer isto com um bebê. Já brigamos muito por isto. O que a senhora recomenda?

Liana Clara disse...

Cara Erika Sua resposta estará no BLOG na próxima segunda, dia 26/7.
As respostas a estas perguntas sempre estão na segunda feira seguinte a pergunta feita.

Barreto disse...

Como educar uma adolescentede 14 anos que mente para se encontrar com namorado de 18 q conheceu na internet?

Liana Clara disse...

Barreto, sua resposta estará no BLOG na próxima segunda, dia 9 de abril, visto que foi feita hoje, sexta e a Dra Mannoun está viajando. Peço que aguarde a resposta.
Todas as segundas temos perguntas e respostas novas neste blog.

Postar um comentário