logo

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 46)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

Depressão na adolescência?
1 – M. G. diz: Como saber se o que a minha filha tem é depressão ou não. ela tem momentos de grande irritação, agressividades constantes e em outros momentos total apatia. Moro numa cidade grande, mas convivemos num círculo limitado, somos militares e por isso fica difícil fazer um tratamento sem que os outros saibam. Conto com a sua orientação. Ela tem 15 anos e é filha única, não pudemos ter outros filhos.
RESP:Cara M.G.
Não tenha receio de levar sua filha a um bom profissional médico - vale a pena esclarecer se o que ela apresenta é um quadro transitório de Adolescente, filha única, que talvez viva mais isolada ou se realmente é uma depressão. Isto porque hoje são muitos os recursos de que dispomos e a idade dela facilita sucesso com o tratamento.
O fato de morarem em conjunto de militares não invalida a consulta - vocês podem procurar, por exemplo, se moram no Rio, o Hospital Universitário do Fundão, o Fernandes Figueira no Flamengo ou da UERJ no Maracanã, que contam com Ambulatórios de Adolescentes e não há porque comentar com as pessoas onde foram e porque.
As duvidas torturam desnecessariamente todos vocês. Ânimo e para frente ! Continuo à sua disposição, Mannoun


Adolescente com TOC?
2 - A. diz: Minha filha tem mania de arrumação, chego a sentir vergonha quando estamos em lugar público e ela vê algo fora do lugar, sai arrumando, endireitando. Ela tem que ver tudo certinho e se reclamo fica irritada e diz que é um absurdo um quadro torto ou um livro invertido numa estante. Isso é normal ou é alguma psicose?

RESP:Caro A,
Não sei a idade de sua filha, mas sua descrição faz pensar na Síndrome do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) que é bastante sensível ao tratamento e proporcionará um grande alívio a todos porque se os familiares sofrem ao vê-la, ela sofre mais ainda porque são atitudes rituais que independem da vontade.
É mais freqüente na população do que se imagina e as pessoas ficam rotuladas como maníacas, excêntricas, esquisitas etc. e poderiam perfeitamente ser tratadas!
Boa sorte e busque logo um bom profissional que cuide de sua filha. Atenciosamente, Mannoun

2 comentários:

Judith R. disse...

Minha filha tem 10 anos e gostaria de saber o que devo fazer pra prepara-la para a adolescencia. A que médico devo levá-la e quais providencias devo tomar para esta fase.

Anônimo disse...

Como posso fazer meu filho crescer mais um pouco, ele esta com 15 anos e é muito baixo e os amigos ficam rindo dele. Eu e o pai somos medianos, e os outros dois filhos tem por volta de 1 metro e 70 centímetros. E ele com 15 anos tem 1,55.

Postar um comentário