logo

terça-feira, 3 de maio de 2016

Os filhos cuidam dos pais?

Dizem que “uma mãe cuida de 10 filhos, mas dez filhos não cuidam de uma mãe”. Não acho isso verdadeiro. O importante é ver o como criamos nossos filhos. Partindo disso, eles darão o retorno proporcional.

Quando nossos filhos crescem, e vão viver suas vidas, eles terão muitas outras responsabilidades, como: cônjuges, filhos, trabalhos em outros países, e por isso não estarão presentes ao nosso lado constantemente, mas sempre nos darão a atenção e o carinho necessário e proporcional, do qual vamos precisando ao longo dos nossos anos.

Já conheci muitas famílias numerosas que cuidaram de seus pais na velhice, e ainda cuidam, com todo o carinho e delicadeza, esses filhos receberam uma educação e um tratamento muito especial, por parte de seus pais. Viveram em casa com pai e mãe presentes, carinhosos, que doaram toda a vida por cada um deles. Hoje, eles retribuem com naturalidade, esse afeto,  e cada um faz a sua parte, sem reclamar.

Na nossa vida familiar devemos cultivar esse carinho e esse cuidado, com verdadeira dedicação aos nossos filhos. Não por esperar algo em troca, mas porque queremos ter uma família realmente unida e bem tratada. Com filhos crescendo como verdadeiros homens de bem.

Sem querer criticar, (cada um tem as suas razões), colocam os bebês em creches, desde muito pequenos, fazem viagens de férias, e excluindo os filhos, constantemente, vivem suas vidas, procurando ser felizes, sem os filhos, e depois quer na velhice o cuidado destes mesmos que foram colocados em segundo plano, a vida toda? Assim fica mais difícil de criar esse sentido de compromisso por parte dos filhos. Passa a ser natural colocar nosso idoso, numa casa de anciãos, para poder sair à busca dessa tal felicidade pessoal, que passaram a conhecer pelo modo como foram tratados.

Cada um sabe das suas reais necessidades, para manter a família e dar conforto, mas nunca deve deixar de aproveitar o tempo, e dar qualidade no tratamento, com muito afeto e atenção. Isso fará toda a diferença para todos em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário