logo

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Planejamento Financeiro Familiar – Parte II – Análise, Organização e Cortes

Por Manuela Freitas

Passada a primeira parte do processo de planejamento, tendo em mãos as anotações e a consciência de todos os gastos realizados pela família ao longo do período de observação, é chegada a hora de iniciar a organização dos gastos e receitas.

É primordial ter tido ciência na etapa anterior de onde estão os gargalos das finanças familiares e a separação das despesas por tipo.

De posse destes dados, será possível realizar, por categoria, a identificação dos gastos que podem ser cortados, reduzidos ou substituídos da vida familiar.

Exemplificando:

CATEGORIAS
Contas Fixas:
Contas mensais (água, luz, telefone, habitação, plano de saúde)

Contas Variáveis:
Alimentação (Supermercado, Padaria)

Transporte

Saúde (Farmácia, Vacinas, Consultas Particulares)

Gastos Diversos (Lazer, Lanches, Restaurantes, Passeios)

DICAS:
1 - Some cada item das categorias para visualizar o total gasto em cada despesa e a porcentagem de comprometimento do orçamento com cada conta.

2 - As contas variáveis são as mais indicadas para iniciar alguns cortes. Dentre elas os “Gastos Diversos” certamente possuem diversas contas e compras que podem ser reduzidas ou até eliminadas.
Que tal reduzir as refeições fora de casa, as idas ao cinema, e principalmente as compras por impulso?

3 - Com certeza todas as contas das categorias podem sofrer reduções. Os gastos com Alimentação, se planejados, podem sofrer uma considerável redução, mas, como tudo dentro de um controle de contas, exige dedicação.

4 - Padarias são tentadoras e grandes vilãs para o descontrole de contas. As compras de supermercado e feira também podem embutir altos valores em troca de comodidade.

Realizar pesquisas de preços, dividir as compras por diversos estabelecimentos também poderá trazer uma enorme economia (Carnes no estabelecimento A; laticínios no estabelecimento B;...).

Resumo do Processo:

Etapa I – Observação:

•    Guardar todos os comprovantes de gastos e anotar todas as despesas por categorias/responsável pela despesa.
•    Identificar o comportamento de gastos da família, sem realizar nenhuma alteração. Momento de observação.
•    Verificação dos gargalos no orçamento.

Etapa II – Análise, Organização e Cortes:

•    Somar os gastos de todas as contas por categoria (contas fixas e variáveis).
•    Calcular a porcentagem de comprometimento do orçamento para cada conta.
•    Com base nos gargalos identificados na primeira etapa, efetuar os cortes ou reduções, iniciando principalmente pelos “Gastos Diversos”.
•    Verificar nas demais contas as possibilidades de economia.

Um comentário:

Patricia disse...

Que bom que estou identificando bem o meu "gargalo" agora. Só não posso controlar perfeitamente o ítem "traiçoeiro" de comida na rua, pois tendo dificuldade de locomoção, só ando distancias maiores de táxi.Então, ainda fica mais econômico encaixar um almoço na rua, do que ir e voltar pra casa de táxi só pra almoçar e depois voltar a fazer o que faltou na rua, precisando de mais 2 corridas(ida/volta) de táxi. Tb. ajuda pra não piorar as dores nos joelhos...:) Por mim eu iria ao cinema 3 X semana! É uma das "benesses" de ser idosa, mas...diante do aperto necessário, vou só umas 2-3 vezes no MÊS. Aproveito essas poucas idas pra escrever as boas recomendações neste Blog.

Abraço e obrigada pela ajuda na observação dos gargalos!
Pat

Postar um comentário