logo

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Aproveitando a época das frutas

Por Luisa Mendes Oliveira


Esses dias a jabuticabeira da família ficou completamente carregada e foi uma grande diversão catar as jabuticabas já maduras.

A colheita rendeu alguns quilos, e ficamos pensando o que poderíamos fazer para aproveitar as frutinhas. Após umas pesquisas na internet resolvemos fazer geleia, e aqui segue a receita para você tentar em sua casa também:

Receita de Geleia de Jabuticaba

 
Ingredientes
 
- Uma certa quantidade de jabuticabas (eu usei 1 kg)
- Açúcar refinado
- Água

Modo de Preparo:
 
Antes de mais nada é muito importante lavar bem as jabuticabas em água corrente.
Coloque as jabuticabas lavadas em uma panela e com a mão ou um socador vá apertando todas as frutas, para liberar sua polpa e seu caroço. Depois, coloque água (apenas o suficiente para cobrir as jabuticabas).


Ligue em fogo baixo e deixe ferver. Mexa às vezes para ajudar a liberar a cor das frutas. Quando a água estiver com cor de vinho, você já pode desligar.

Passe todo o conteúdo da panela por uma peneira. Descarte todas as cascas e caroços, você irá aproveitar apenas o caldo formado.

Agora é que está o 1° segredo: para fazer uma boa geleia, você precisa usar o mesmo volume de caldo e de açúcar. Coloque todo o caldo em um copo ou jarra, e marque a altura que ele ocupou. Despeje numa panela e use o mesmo copo para medir a quantidade de açúcar. Junte ao caldo da panela e leve em fogo baixo.

O segundo segredo é o ponto, pois é de se esperar que a geleia de jabuticaba fique com ponto de geleia, mas não. Ela ainda estará completamente líquida quando pronta. Para saber quando retirar do fogo use uma colher, e, quando a gota do caldo demorar de se formar e pingar da colher, é porque a sua geleia estará pronta!

Aí é só dividir em potes de vidro e colocar na geladeira por 2 dias. Depois desses dois dias ela já estará com consistência de geleia e pronta para comer!



Dica: Fica uma delícia por cima de bolos, torradas e até mesmo com sorvete de creme!

Um comentário:

Karla disse...

Que delícia! Achei que o preparo era mais difícil...vou testar!!

Postar um comentário