logo

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Saudades de uma batata palha? Agradando a família

Conversando com meu filho que mora na Alemanha pude constatar como pequenas coisas fazem diferença, e que só percebemos isso quando não as temos mais. 

Chegando ao Brasil para uns dias de férias, começamos a maratona de comidas para agrada-los: a ele e a minha norinha querida. (É verdade! E ela só me chama de sogrinha querida).

Lá na Alemanha a carne é artigo de luxo, produtos como Feijão, são raridades, a famosa coxinha nem sonha em existir, e a batata palha não tem por lá.  Eu nem imaginava o quanto ele sentiu falta dessa batatinha industrializada por aqui, que acompanha bem um strogonoff com arroz, ou junto a um cachorro quente de salsicha.

Comecei então a explicar como deveria fazer essa batata por lá. Para uso deles. Segue então o modo de fazer. É trabalhoso, porém dá pra matar as saudades quando estiver lá longe. Ou mesmo se quiser ter sua própria batata palha sem conservantes. 

Batatas a seu gosto – quanta quiser fazer.

Modo de preparo:
 
  • Descasque as batatas, rale no ralo grosso e colocar em água fria, numa bacia. Deixe repousar por 1 hora.
  • Na hora de fritar, seque bem as batatinhas em um pano de prato limpo, espalhe-as em óleo bem quente, em uma quantidade suficiente para a capacidade da sua frigideira, sem enchê-la demais. Não mexa.
  • Espere começar a dourar para mexer levemente com a escumadeira. Quando douradas, coloque-as sobre um papel toalha para que sequem.
  • A batata depois de fria e bem sequinhas, pode ser armazenada num pote bem fechado. Para durar vários dias. Claro, se você resistir, e não comer tudo de uma vez!
  • Tempere com sal ao servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário