logo

terça-feira, 17 de novembro de 2015

A flor do Natal

Desde criança chamamos esta flor de "Flor de Natal!, visto que suas flores só apareciam entre novembro e dezembro. O restante do ano ela ficava hibernando dentro da terra, em forma de batatas. Caso esquecêssemos que naquele vaso se encontravam aqueles preciosos bulbos, e revolvêssemos a terra para plantar outra coisa, logo os encontrávamos , aguardando o próximo Advento e Natal.

Vale a pena ter em casa esta flor, nem que seja para nos lembrar da chegada do Salvador, avisando que está próxima. É uma alegria vê-la florida, crescendo no vaso. Um mimo de Deus para comemorar a Chegada do seu filho.

Durante muitos anos tínhamos na casa da minha mãe, e com o passar dos anos ele foi nos dando algumas dessas batatas e vim a ter na minha casa por muitos outros Natais. Não me recordo em que momento perdi o vaso vazio, alguém sem saber, talvez alguma ajudante do lar, tenha posto fora para dar lugar a flores diferentes, não sabiam o tesouro que eu tinha ali.

As crianças amavam vê-la  florir, e logo vinham avisar: " mamãe está chegando o Natal".  
Fazendo uma pesquisa hoje na internet encontrei minha flor de Natal, chama-se Lírio Sagu Salmão, ou Estrela de Natal. Sua cor é um salmão bem vivo e parece uma estrela para todos os lados.

Dizem os entendidos que ela é uma planta tóxica e que deve ser mantida longe das crianças e animais. Na minha casa sempre tivemos, e nunca nenhum filho tirou nenhum pedaço dela, porque o gostoso era observá-la todos os dias , seu crescimento e seu esplendor.

Vou procurar esta flor e ver se ainda neste Natal verei surgir o milagre da terra, com esse lindo pendão.

4 comentários:

Anônimo disse...

vc conseguiu sua flor

Liana Clara disse...

Caro anônimo não cheguei a procurar. Acabei esquecendo. Mas, nestes dias comecei a pensar nela. E, logo hoje você escreveu esse comentário.
Com certeza agora vou sair a busca. Mas, se for muito caro, vou passar outro ano sem ela. Este é um ano de cortar gastos extras.
Mas, o importante mesmo é passar o Natal com a família.
Um grande abraço e visite-nós sempre no blog. Liana

Unknown disse...

é muito engraçado. pois aqui em cabo Verde, é uma flor que aparece no mes de junho e o restante do ano ela ficava hibernando dentro da terra, em forma de batatas. acho que isso deve-se as estações do ano, pois, em cabo verde é a chegada do verão nesta altura.

Rose disse...

Eu encontrei uma batata na rua no meio de entulhos peguei sem saber oq era e levei pra casa e plante mas o vaso q plantei nunca saia broto e nem flor depois de quase um ano ela saiu um pensa e uma flor linda amei e valeu a pena esperar para ver oq ia nascer daquela batata achada no intulho

Postar um comentário