logo

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Uma rede social de livros

Por Pedro Paulo de Magalhães Oliveira Jr.

O consumo de livros, seja em formato eletrônico, seja em papel é algo muito baixo no Brasil. Nos EUA são publicados por ano cerca de 330.000 livros enquanto que no Brasil este número não ultrapassa muito 20.000 novos títulos. No Brasil são raras as bibliotecas públicas em que se pode obter novos lançamentos literários, coisa que é extremamente acessível mesmo nas menores cidades norte americanas.

Diante deste cenário é justo perguntar, quantos livros você leu ano passado? O que você pretende ler agora?

Para ajudar a manter esta contabilidade e descobrir novos autores e coisas interessantes para ler há uma rede social chamada GoodReads (http://goodreads.com), nesta rede você se inscreve com sua conta do Facebook ou Twitter e pode começar a anotar os livros que você leu, dar notas, escrever pequenas resenhas que ajudem outros leitores e a você mesmo.

Existe uma interessante funcionalidade que é acompanhar o que seus amigos estão lendo e o que comentam dos livros que leram, também é possível indicar livros uns para os outros e comparar os gostos literários de duas pessoas. Saber quais são seus autores mais lidos, fazer listas por assuntos, enfim, inúmeras possibilidades numa rede social onde não se discute quem dormiu com quem no Big Brother Brasil, mas literatura, história, arte, tecnologia e cultura.

O Goodreads é excelente também para achar citações, e não poderia terminar sem uma do grande escritor da língua portuguesa  “A grande vaia é mil vezes mais forte, mais poderosa, mais nobre do que a grande apoteose. Os admiradores corrompem.” —Nelson Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário