logo

domingo, 28 de dezembro de 2014

Receita de quibe de carne e quibe de abóbora assados

 Por Carol Balan

Aqui em casa sempre fazemos os dois tipos de quibe para agradar a todos os gostos. Ambos ficam deliciosos, rende bastante e dá para servir em mais uma ou duas refeições porque fica muito bom, também quando esquentar.

Quibe de carne


500g de carne moída
250g de trigo para quibe
1 cebola
Hortelã, sal, pimenta síria, azeite


Quibe de abóbora

5 xícaras de purê de abóbora
250g de trigo para quibe
1 cebola
Hortelã, salsa, sal, pimenta síria, azeite, manteiga
Recheio (opcional): queijo meia cura, tomate, orégano, azeite

O modo de preparo é praticamente o mesmo. Hidrato todo o trigo junto e separo na hora de preparar o quibe. Coloco o trigo em uma bacia e encho de água, porque o trigo aumenta bastante de tamanho. Para escorrer, pode usar uma peneira, mas prefiro pano de prato: coloco o pano de prato em um escorredor de macarrão e despejo o trigo, deixo escorrendo e depois vou apertando o pano para tirar bem a água. Separe o trigo em duas porções e reserve.

Enquanto o trigo hidrata, prepare o purê de abóbora: corte a abóbora em cubos grandes e cozinhe em banho-maria ou asse. Não recomendo cozinhar direto na água porque a abóbora fica muito aguada e o quibe fica todo mole depois de pronto.

Em seguida, prepare o tempero: eu gosto de utilizar o processador, coloque a cebola, hortelã, salsa, sal, pimenta síria e azeite e processe até ficar homogêneo. Coloque a abóbora e a carne em vasilhas separadas, acrescente metade do tempero em cada um e o trigo. Mexa bem até misturar tudo.

Montagem

O quibe de carne pode ser recheado ou não, normalmente nem faço recheio, mas fica bem gostoso se colocar carne moída, mussarela, azeitona, coalhada seca, catupiry etc. Coloque metade do quibe em uma assadeira, faça uma camada com o recheio escolhido e cubra com o restante do quibe.

O quibe de abóbora fica mais saboroso se tiver recheio, indiquei o queijo meia cura porque o sabor combina muito com a abóbora. Coloque metade do quibe em uma assadeira, faça uma camada de queijo, uma de tomate, tempere com azeite e orégano e cubra com o restante do quibe.

Coloque pequenos pedaços de manteiga sobre o quibe, cubra com papel alumínio e asse por 20 a 30 minutos. Tire o papel alumínio e asse até dourar. Sirva com limão.

Sugestões de acompanhamento: salada verde, tabule, conserva de berinjela

Nenhum comentário:

Postar um comentário