logo

sábado, 6 de dezembro de 2014

Preparando o Natal

Por Jaqueline Melo

Ao chegar o fim do ano, nós começamos a repensar o que fizemos e o que deixamos de fazer por vários motivos e afins. O Natal, que quer dizer nascimento, é o momento em que podemos reiniciamos uma nova fase na nossa vida, e para o povo cristão, essa nova fase é atribuída ao nascimento de um Deus que se fez homem, para que renascêssemos com Ele.

Celebramos o Natal, como o dia aproximado do nascimento de Jesus, em 25 de dezembro, essa data teria sido escolhida para essa celebração porque os povos gentios já celebravam esse dia como o dia do nascimento do sol que tanto os ajudava na agricultura e na colheita. O nosso verdadeiro sol, que ilumina as nossas vidas e aquece os nossos corações é o Deus Filho, que nasceu verdadeiramente, mostrando a cada um de nós o que realmente é imprescindível nas nossas vidas, o amor e a família.

Ele nasceu sem luxo, foi colocado numa manjedoura, local onde os animais se alimentavam. Ele, que desde sempre existia no seio da Santíssima Trindade, veio ao mundo, para servir de alimento para alma. O verbo de Deus que se fez carne, o Deus menino, nasceu na terra com um único fim, salvar a humanidade. E esse sentimento de gratidão, de alegria e de amor fraterno, inunda essa celebração linda que repetimos todos os anos e incansavelmente renovamos as nossas esperanças de sermos melhores, e de levar esse amor de Deus a todos àqueles que desejarem recebê-lo.

Por isso, preparamos nossas casas com luzes e estrelas, fazemos um banquete para nossa família e reunimos os amigos para celebrar, orar, sorrir, confraternizar, e fazer o que, por causa da correria do dia a dia, somos impedidos de fazer: estarmos em família e com as pessoas que amamos. Além disso, a herança nos deixada por Cristo que nos fez filhos de um Pai Eterno, e por Ele, somos todos irmãos, e é essa fraternidade que nos compromete com aqueles que sequer conhecemos, mas que buscamos ajudar porque em Cristo, somos todos filhos de um Pai criador.

Com esse sentimento de amor, de fraternidade, de amizade e de família, eu desejo a todos que não preparemos somente as casas e as ceias, mas nos preparemos para receber esse nosso irmão que com o passar dos anos, renasce e reativa em nossos corações aquilo para que, por quem, e para onde fomos criados, para o amor, pelo amor e por amor que é o próprio Deus! Feliz Natal!

Um comentário:

Pat disse...

Que linda mensagem, Jaqueline! Eu não sabia sobre a escolha do dia de dezembro pelos Gentios para celebrarmos a vinda do MENINO DEUS!

Lembrei de reforçar a necessidade de lavarmos bem a "nossa manjedoura" para recebermos Jesus...1º passo: CONTRIÇÃO E CONFISSÃO BEM FEITAS!

Abração!
Pat

Postar um comentário