logo

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Aprendendo idiomas por conta própria

Por Maite Tosta

Outro dia falei um pouco sobre escolha de escola de idiomas para nossos filhos (veja o post: http://bit.ly/nfingles ) e o assunto despertou o interesse também dos adultos. Muitos de nós gostaríamos de aprender inglês ou qualquer outro idioma, mas por questões de tempo ou dinheiro, não podemos nos matricular num curso regular. Então pergunto: Que tal estudar por conta própria? Para aqueles que se perguntam se é possível aprender inglês ou outro idioma estudando sozinho, a resposta é: Sim! 

Hoje em dia há sites com conteúdo online, há aplicativos como o Duolingo, podcasts, textos, vídeos, exercícios, chat, ou seja, muitas muitas MUITAS ferramentas para você aprender a qualquer hora: em casa, no carro, na fila do banco, na sala de espera do médico… O perigo é você se perder em meio a tantas oportunidades, por não saber organizar o seu estudo.

Meu amigo Alessandro Brandão começou a estudar inglês por conta própria, e, mais tarde, criou um blog para troca de dicas de inglês e de estudo autônomo, o English Experts. O blog cresceu, hoje tem domínio próprio e se tornou uma grande comunidade colaborativa multiplataforma (adoro o app mobile), capitaneada pelo Alessandro e outros “experts”. Quase todo dia alguém perguntava no site como o Alessandro tinha feito para aprender inglês sozinho, e ele passou a dar dicas para quem quisesse seguir esse caminho. Depois de muita “consultoria” no site, em podcasts e artigos, ele decidiu reunir essas dicas e escrever um e-book.
book-template_aprendendo_mini_021
Fiz a revisão do e-book, a pedido do próprio Alessandro, e sei que o roteiro traçado por ele funciona. Embora eu não tenha a experiência de ter aprendido por conta própria, constatei que tudo o que foi dito no e-book tem lastro em teorias cognitivas e linguísticas. Ademais, no English Experts você sempre lê relatos de pessoas que estão aprendendo inglês com base nas dicas do Alessandro e estão progredindo.

Como conselho, se fosse bom, ninguém dava, vendia… o e-book está à venda aqui, onde você pode baixar de graça as primeiras páginas: http://www.aipcp.com.br/

Alerta: Só vai dar certo se você fizer dar certo! Aquela dieta ma-ra-vilhosa, se você não a segue correta e regularmente, você não vai emagrecer, e a culpa não é da dieta, é sua rsrsrs….

O método que o e-book aponta é muito bom, mas só vai funcionar se você o seguir! Smile 

E vamo simbora, Let’s go!

Um comentário:

Unknown disse...

Show Thereza! Vou falar para o marido ver se ele se anima, ele tem todas as noites disponíveis para aprender, é só querer!

Postar um comentário