logo

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Santidade na Vida Cotidiana

Uma bela reflexão de um sacerdote católico.

Como encaro essas ideias? Como uma verdade que transforma minha vida ou é só uma ideia bonita?
Para que o trabalho seja meio de santidade, que seja bem feito, seja na família, seja profissional.

A santidade está em saber conjugar nossos deveres cristãos e tarefas profissionais.  O primeiro requisito é a santificação do trabalho, fazendo-o bem-feito. O segundo aspecto é santificar-se no trabalho, transformar o trabalho em encontro com Deus. Transformar o trabalho em oração, por amor a Deus, oferecendo o que vai realizar.

O sinal de que fazemos o trabalho por amor a Deus é ver nossa reação quando não sai bem. Se não ficou bom, qual a minha reação? Fico chateada, humilhada? Se o resultado não for o esperado, a reação deve ser de serenidade. O mesmo se houver elogios pelo trabalho bem feito.

Os pequenos sacrifícios para realizar a tarefa até o fim são ocasiões de nos unirmos a Cristo. Fazer a filha criar hábito de estudo exige perseverança. Meu pai costumava repetir um ditado que me gravou: “Meu filho, não confies em quem não trabalha.” As dificuldades são o pretexto para vivermos as virtudes. São nessas ocasiões que custam, que Deus espera que cresçamos nas virtudes, que nos santifiquemos.

É bom que nos perguntemos: Vejo com clareza que os pequenos deveres familiares, sociais, profissionais, são expressões da vontade de Deus?

Também é importante santificar os demais através do meu trabalho. Pelo modo como realizo meus deveres os outros devem reconhecer que sou católica. Jesus fazia tudo bem feito. Assim também precisamos fazer.  Depois de passar um dia em reunião familiar, a gente se despede para ir à Missa. Isso pode espantar as pessoas. Mesmo num ambiente paganizado, não temamos revelar nossa fé.

Caminho (301): Um segredo. - Um segredo em voz alta: estas crises mundiais são crises de santos. - Deus quer um punhado de homens "seus" em cada atividade humana. - Depois... "Pax Christi in regno Christi" - a paz de Cristo no reino de Cristo.

Peçamos a Nossa Senhora, que alcançou tão alto nível de santidade na vida diária, que nos sirva de modelo para a santificação.

Um comentário:

Patricia disse...

Artigos feito esse no Blog nos ajudam a começar o dia animados a FAZER O MELHOR POR AMOR A DEUS!
Abraço "caprichado"!
Pat

Postar um comentário