logo

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

A Vocação nossa e de cada filho

A vocação é um tema inquietante para muitas pessoas. E é normal que seja assim, pois a vocação é a vontade de Deus para cada um de nós e todos nós queremos saber qual é a sua vontade. Todos nós, mais dia ou menos dia, fazemos esta pergunta: para que estou na terra, para que existo? O que os ensinamentos de Cristo têm a nos dizer sobre isto?

E sabemos que Cristo tem a nos dizer que nenhum de nós existe por acaso. Tem a nos dizer que Deus tem uma vontade concreta para cada de um de nós, uma missão, uma vocação. Ou seja, todos nós temos uma vocação. Muitas pessoas pensam que só os padres e religiosos têm vocação. Não, todos têm vocação.

A palavra vocação vem do latim “vocare”, que significa “chamado”. Ou seja, ter vocação significa ser “chamado a” realizar algo.

Iniciamos o processo da nossa vocação quando Deus nos traz à existência, “chamando-nos” ao seu Amor. É este chamado ao Amor que se chama “vocação cristã”, que se materializa com o batismo.

A vocação cristã, portanto é a base de toda a nossa vocação. Todas as outras vocações serão uma concretização da vocação cristã. A vocação ao sacerdócio, por exemplo, é uma concretização, um modo concreto, específico, de amar a Deus, que Deus pediu para a vida de alguns.

As concretizações mais comuns da vocação cristã são: - a vocação profissional: que é o chamado de Deus para amá-lo realizando determinada tarefa profissional que Ele quer para nós.- a vocação matrimonial: que é o chamado de Deus para amá-lo constituindo uma família.- a vocação à vida religiosa. - a vocação ao sacerdócio.

Essas são as “vocações maiores”, por assim dizer. E podemos concluir que existem também as “vocações menores”, que são as coisas  que Deus quer que eu faça agora, nesta semana, neste mês, neste ano, etc.

Como Deus quer sempre mostrar a sua vontade para nós, Ele “sempre” está nos inquietando. Daí que as pessoas que estão mais em sintonia com Deus estão “sempre” sentindo uma inquietação, uma sadia inquietação.

Seguir uma  a vocação é realizar o plano de Deus para nós. E como Deus tem reservado a felicidade para nós, seguir a vocação é encontrar a “plenitude” da felicidade. Por isso que o jovem rico do Evangelho saiu triste do encontro com Cristo, pois ele não quis seguir o que Jesus estava lhe propondo. E se queremos ser felizes sigamos, portanto a nossa vocação. Deus nos surpreende chamando-nos a seguir cada caminho.

Devemos pedir a Deus muitas vezes que “Vejamos qual é a vontade Dele para nós”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário