logo

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Não é bem assim...

Por Maria Teresa Serman
Diz-se que de tanta repetir uma mentira ela acaba virando verdade. Não, não é verdade (sem trocadilho) essa afirmação. A mentira toma, isso sim, uma nova roupagem e outro nome, bem soante mas horrível na essência: FALÁCIA. Há muitas dessas aberrações circulando por aí dentro de conceitos relativistas, principalmente na esfera da moral. Bom, mas não é esse o assunto, moral, e sim os conhecidos mitos e afirmações populares, que ouvimos desde nossas tatatataravós. Não há intenção de enganar, ainda que tenham feito com que aceitássemos tacitamente certezas que não existem, querem ver?

Água com açúcar acalma - MITO: embora o açúcar ajude na produção da serotonina, o hormônio da satisfação, está longe de ser verdade. É melhor um chá de camomila ou erva-cidreira, com ou sem o doce pó branco.

Entrar na piscina ou tomar banho de mar depois das refeições pode matar - MITO: ocorre a dilatação dos vasos sanguíneos no sistema digestivo quando ingerimos comida, mas não o suficiente para comprometer o funcionamento do cérebro, é claro. Por outro lado, mergulhar seguidamente pode causar desconforto.

Pressionar um "galo" na cabeça com uma faca impede seu crescimento - VERDADE EM PARTE: o que impede o crescimento é realmente o efeito de algo frio, que não precisa ser a faca. Esta prática caiu em desuso, hoje aplica-se gelo no local, o que provoca a vasoconstrição - o estreitamento das veias com consequente diminuição do fluxo sanguíneo.

Rodelas de batata geladas na testa e nas têmporas aliviam a enxaqueca - VERDADE: por incrível que pareça! Mas pelo mesmo motivo da faca fria e com a mesma possível substituição por um saco de gelo. Nesse caso, diminuem os sintomas, mas é preciso saber a causa.

Excesso de carboidratos elevam a taxa de triglicerídeos - VERDADE: isso ocorre especialmente no caso de ingestão dos refinados, como doces e bebidas açucaradas. Triglicérides são gorduras presentes no sangue que, se aumentam em nível, podem causar doenças cardiovasculares e diabetes.

Ler nos veículos em movimento afeta a retina - MITO: os possíveis efeitos para pessoas com tendência à labirintite são náusea e tontura, o que não tem a ver com a retina. Se o veículo condutor é estável, então não há desconforto nenhum.

Bebidas alcoólicas anulam o efeito de antibióticos - MITO: não há contraindicação, só se deve moderar, porque ambos, álcool e remédios são metabolizados pelo fígado; então é melhor não sobrecarregá-lo.

Estresse causa gastrite - VERDADE: há uma ligação cientificamente comprovada entre o estresse e a doença. Porém, isso não se aplica à úlcera estomacal, esta causada pela bactéria H Pylori. O ideal é evitar o primeiro - o estresse - e combater a segunda desde o início.

Cerveja preta dá leite - MITO: é assim mesmo que se fala popularmente, mas não é verdade, nem quanto ao mate ou a canjica. O que estimula a produção do leite materno é vontade de amamentar, paciência, perseverança, o hormônio Prolactina e muito líquido. E nutrizes devem evitar o álcool.

Diabéticos podem ingerir mel - MITO: tanto o mel quanto a geleia real apresentam alto teor de carboidratos, um veneno para os diabéticos! Só ser um produto natural não o qualifica para tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário