logo

domingo, 13 de janeiro de 2013

É difícil enfrentar um inimigo instalado na sua cabeça

Por Maria Teresa Serman
Esta frase é uma das que recolhi do meu seriado preferido, ao qual já me referi aqui. É de uma escritora ou publicitária, não guardei a profissão, chamada Sally Preston. Achei bastante aguda, no sentido de que se refere a determinadas ideias ou impressões que nos assombram, e que podem nos dominar por longo tempo, prejudicando nossa saúde emocional e a até ameaçando a nossa felicidade.

Pode ser o ciúme, real no início, mas que se torna uma doença fatal para um casamento; ou uma desculpa que arranjamos para justificar nossos erros, colocando a culpa no outro, colega de trabalho ou cônjuge; ou ainda algo na nossa infância e adolescência que nos desagradou e se fixou em nossa mente, transformando a vida, nossa e dos que nos rodeiam, em tortura, porque não conseguimos superar. Torna, qualquer um desses componentes, o sujeito da emoção extremamente cruel e faz sofrer profundamente aos que são alvo dessa emoção doentia.

Aliás, essa é a questão: devemos buscar uma ajuda idônea, um tratamento com um profissional de princípios, uma direção espiritual e confissão, a oração que leva ao exame do que é real e daquilo que é fruto do nosso orgulho, quando ficamos como um cachorro que busca abocanhar uma mosca que lhe pousou na ponta do rabo. A mosca é indigesta e impossível de alcançar, e o cão perde um tempo valioso, em que podia passear, estar com seu dono, comer, se espreguiçar, olhar ao redor. Há problemas reais que nos fazem sofrer deveras, e dos quais só nos apercebemos com ajuda adequada, não adianta tentar sozinho. Contudo a maioria, ou uma grande parte, é criada e alimentada pelo ego que se sente humilhado e posto em segundo plano. Já dizia Stª Teresa que a imaginação é a louca da casa. Para alguns de nós, ela até precisa de camisa de força e internação.

Não tente se vencer sozinho, pois isso só aumentará o problema e fará o sofrimento insuportável, VOCÊ insuportável. Mecanismos emocionais ou mentais são poderosos, mas podem ser controlados e erradicados, porque a psicanálise, a psiquiatria e a farmacologia avançaram bastante. Ninguém é louco por procurar um psiquiatra, esse conceito está obsoleto. Mas pode ser covarde, por uma triste ironia de se julgar forte o suficiente para enfrentar sozinho algo que está acima de suas forças e além de seu entendimento. Não é uma questão de falta de fé ou amor, mas de arrumar a casa: a mente, o coração, a alma. Esse trio deve andar no mesmo ritmo, senão o descompasso será sinônimo de infelicidade, para si mesmo e para os outros que o amam.

2 comentários:

Patricia disse...

Tetê,
Esse teu texto é formidável! Quem não teve uma situação difícil na vida pra contornar,como uma depressão, uma perda financeira ou afetiva, morte de entes queridos, quando se sentiu frágil e desamparado durante uns tempos.

É nessas horas que se mostra a importância de alguém, seja amigo, parente, dar uma sugestão nesse sentido de se procurar ajuda profissional.

Ainda bem que deixou de ser "coisa de maluco" as pessoas procurarem apoio em psicólogo, psiquiatra(medicamentoso). Tudo isso é melhor ainda quando embasado na crença de que é DEUS quem nos deixou passar por determinada situação e nesse momento, mais do que nunca, segura nossa mão firmemente, e não nos abandonará no caminho até a solução final do problema.

Abraço carinhoso para você!

MªTeresa disse...

Obrigada, Patrícia. Um beijo carinhoso pra você.

Postar um comentário