logo

sábado, 31 de março de 2012

Saída semanal a dois previne o divórcio!

Tradução livre do texto de P. J. Ginés

Uma das "regras de ouro" do famoso Curso Alpha para Matrimônios é que estar a sós com o par melhora a comunicação, fortalece o compromisso, deixa o estresse para trás e não tem que ser caro, pois ficar os dois a sós nem sempre é sair. Comentário meu: é arriscado ficar em casa, porque sempre pode aparecer um filho, a sogra, o cachorro querer passear, o telefone tocar. Mais vale sair para um programa barato.

Essa "escapada" pelo menos uma vez por semana vem reduzindo o risco de divórcio pela metade, segundo dados de um estudo implementado pela Universidade da Víginia. A pergunta da pesquisa era "Quanto tempo você passa a sós com seu cônjuge, conversando ou compartilhando uma atividade?" As palavras chaves são "a sós com seu cônjuge", não valendo saídas com amigos, parentes ou filhos, e "compartilhando". "Esteja nesse tempo tão concentrado em seu cônjuge como se concentra nos filhos, no trabalho ou em seus joguinhos de iPhone ou computador. Trata-se de que falem cara a cara. Pode bastar uma atividade a dois, um jogo, depois de colocar os filhos para dormir". Embora também se diga que é difícil jogar depois de um dia de trabalho, pois acabarão cochilando
.
O estudo mostra que "quanto mais tempo DE QUALIDADE" se compartilha, menos risco de divórcio há."Quando se analisa o "poder protetor" das saídas com o cônjuge, os sociólogos encontram o seguinte:

1) ESTAS MELHORAM A COMUNICAÇÃO
Ao poderem falar sem distração dos filhos ou do trabalho, abordam assuntos importantes e que os motivam, como seus sonhos, aspirações, também temores... Se falam de sonhos, podem compartilhá-los, buscar objetivos comuns. SE FALAM DE PROBLEMAS, O FAZEM DE FORMA CONSTRUTIVA E TRANQUILA, pró-ativa, o que é melhor que reagir por instinto ou com o cerceamento de crianças e auxiliares. Alguns manuais recomendam que as saídas sejam agradáveis, e não usadas para falar de problemas; porém, em qualquer ocasião a prioridade deve ser a necessidade de conversa entre os pares.
A comunicação constante permite descobrir que o cônjuge muda, e que já não pensa, deseja ou teme como dez a vinte anos antes. Uma melhor comunicação é a chave do êxito matrimonial.

2) DESFRUTAM DE NOVIDADES
Os casais com anos de relacionamento tendem a acomodar-se e perder a emoção. Os estudos demonstram que fazer juntos coisas inovadoras (desde montar a cavalo ou passear pela montanha, dançar ou ver o pôr do sol) quebra a rotina e une os esposos de um modo novo, divertido e emocionante.

3) MELHORA A RELAÇÃO ROMÂNTICA E SEXUAL
As saídas despertam criatividade e emoção, e, ao permitir o diálogo, podem ajudar também neste campo, animar a experimentar coisas novas, novos ambientes, etc... Tudo isso fortalece o matrimônio.

4) MELHORA O COMPROMISSO
Se há ao menos um dia comprometido para "nossa saída semanal", fica claro que aquilo se destaca como prioridade. Os avós que ficam cuidando dos pequenos, os amigos que sabem que aquele dia está reservado para o par... tudo reforça a sensação de unidade e a importância de lutar por ela. Fica claro para cada cônjuge, então, que o outro é a prioridade.

5) O ESTRESSE SE ATENUA
Sair juntos sempre ameniza os estresse no casamento, sempre ameaçado por problemas de dinheiro, broncas no trabalho, cuidados com os filhos e a casa, etc... Permite ver o outro sem cargas de irritabilidade ou cansaço, e tal perspectiva ajuda a manter o amor conjugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário