logo

segunda-feira, 19 de março de 2012

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 132)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos. Podem fazer suas perguntas nos comentários.

1 - A.diz: Minha filha de 15 anos só quer usar saltos muito altos. Gostaria de saber se isso prejudica a coluna e o que devo dizer a ela para que se convença de não usar sapatos tão altos. Ela tem 1,60 m de altura e se acha muito baixa.

RESP:Caro (a) A.
Vale a pena marcar uma consulta com um bom Ortopedista para que ela receba uma explicação bem técnica ! De minha parte, diria que sua filha está ainda em fase de crescimento ( que só se completará em torno dos 18 anos) e o uso dos saltos muito altos com constância, além de alterar a formação de sua coluna vertebral ( que fica então projetada para diante ) também irá afetar seus ossos de modo geral e sua postura.
Na verdade, a estatura depende de muitos fatores, entre eles os genéticos , e se há familiares com a estatura dela, é mister aproveitar a faixa etária e tentar crescer com alongamentos, exercícios orientados ...e aceitar que afinal, 1,60 cm aos 15 anos não é uma estatura ruim para uma jovem que ainda conta com três anos para crescer !
Muito interessante será praticar esportes, natação em especial ou o que ela goste ; dança, ballet , ginastica rítmica, trabalhos domésticos,fazer com as amigas um trabalho voluntário que a ajudem a esquecer-se um pouco de si mesma em favor dos mais necessitados...
Boa sorte e fico a seu dispor, Mannoun

2 – M.das D. S. diz: Tenho um filho de 13 anos que está com diabete e ficou muito revoltado quando soube. O que posso fazer para ajudar a ele? Tem cura? Tenho outros 3 filhos que não tem a doença.

RESP: Cara Sra M. D.S.
A primeira reação é mesmo de se sentir revoltado e injustiçado, especialmente aos 13 anos, mas procurem compreender sem censurar, com carinho e firmeza . Ajudem-no marcando consulta com um bom Endocrinologista, que explique a vocês bem minuciosamente o que é o diabete, como agir, o que ele deve fazer nas diferentes situações de vida e crescimento. Poderá praticar esportes, ter uma vida como a dos outros de sua idade, controlando a alimentação, os medicamentos. Há grupos de diabéticos, tipo autoajuda, que funcionam muito bem, em especial na idade dele . Uma recomendação é que, a família ajudará muitíssimo não demonstrando pena, não tendo atitudes de superproteção como se ele fosse um " coitadinho "....

Sobretudo na idade dele, tais atitudes são muito danosas porque podem favorecer a autocompaixão e o egoismo , pois que ele se verá como um infeliz e pode ser tentado a manipular a todos os que o cercam.... Na verdade, ele poderá ajudar a muitos, tendo ideias claras e vivendo bem !

Segundo o tipo do diabete, hoje há notáveis recursos que podem até chegar a cura, mas o especialista é quem irá orientar a família e a ele próprio, muito melhor que eu.
Boa sorte, muito ânimo e firmeza para todos !
Fico às ordens, Mannoun

3 comentários:

Anônimo disse...

Dra como tirar o vício de computador do meu filho de 19 anos. Quando não está na faculdade, fica em casa direto na frente do RC sem fazer mais nada, e se reclamo ele diz que está fazendo trabalhos para faculdade.

Leonor disse...

O que fazer quando filhos adolescentes nos tratam mal? Devemos revidar com a mesma agressividade?

Liana Clara disse...

As respostas às perguntas de hoje, estarão no BLOG na próxima segunda, dia 26/3

Postar um comentário