logo

quinta-feira, 15 de março de 2012

O queijo nosso de cada dia

Por Maria Teresa Serman

Li que o queijo surgiu, sem querer, por volta de 2800 a.C., por esquecimento de alguém, que deixou o leite em um saco de couro. Com o aquecimento, o soro se separou da massa e aí por diante. Esse alimento está presente em praticamente todas as refeições - ou serão só as da minha casa? -, sob várias formas e atende por incontáveis nomes. Vamos relembrar e dar algumas referências de com o quê combiná-los.

1) MINAS - Os portugueses o trouxeram para a região que o batizou, e onde é produzido. É uma marca da culinária, não só mineira mas nacional. Pobre em gordura, serve para o famoso pão de queijo, empadas e empadões, no sanduíche e para fazer pastinhas, com temperos e ervas.

2) PRATO - Com maior teor de gordura, é mais amarelo e maleável, ideal para gratinar e derreter no misto quente e nas receitas. Alterna-se na culinária com a...

3) MUSSARELA (ou muçarela) - De sabor mais suave que o prato, é o rei das pizzas e pratos de influência italiana. Sua variante é a...

4) MUSSARELA DE BÚFULA - É vendida em bolas de vários tamanhos, mergulhadas em soro. Mais suave e menos calórica que sua tradicional irmã, vem ganhando cada vez mais fãs. É ótima nas saladas, capreses ou de outro tipo, com tomates confit ou com molho ao sugo.

5) CATUPIRY - Esse é brasileiro da gema! Foi produzido a partir de uma receita do imigrante italiano Mario Silvestrini, em 1911. É multifuncional, pois serve para doces e salgados, pizzas e tortas, como acompanhamento de aves e legumes. Enfim, uma maravilha! Até puro é ótimo! Deu pra perceber que eu adoro?!

6) COALHO - Outro produto nacional, nordestino que anda pelas praias cariocas, ainda que proibido ( Uma pena!). Pode ser assado ou grelhado. Com carne-seca, cebola fatiada fina e melaço de cana é realmente um manjar do Olimpo, experimentem, se não conhecem!

6) REQUEIJÃO - Cremoso, nas versões normal e light, é perfeito para encorpar molhos brancos e cobrir aves desfiadas.

7) PARMESÃO - É um dos tesouros da Itália, sendo até controlado por um conselho, que garante o sabor inalterável desde o século 12, vejam só! Também aqui no Brasil é muito admirado, puro, acompanhado por vinho encorpado - o parmesão de capa negra é ótimo para degustar, ou ralado, para finalizar e gratinar qualquer prato.

8) PROVOLONE - Outro italianinho querido por aqui, principalmente para acompanhar a cerveja ou o chope. É bem gorduroso, com alto teor de cálcio. Fica bom temperado com orégano e azeite.

9) GOUDA - De origem holandesa, é antigo - foi criado em 1668 -, com coloração amarela viva e com buracos, que são mais numerosos em proporção direta com seu frescor. Bom para degustação com cerveja encorpada ou escura.

9) GORGONZOLA - O primeiro queijo azul do mundo, deve essa coloração a fungos, é italiano. Confere sabor especial a molhos brancos, a pizzas e até a doces com mel.

10) RICOTA - Seu nome significa duplamente cozido, em italiano, sua origem. Sua produção, portanto, se faz em duas etapas. É mais seco que o minas, com menos gordura e sal. Há do tipo defumada e da temperada; boa para patês.

11) COTTAGE - É o preferido das dietas, pois apresenta somente 4% de teor de gordura. É granulado, e para torná-lo mais apetecível, mas ainda saudável, pode-se processá-lo com ervas frescas e/ou alho picado.

Não pretendemos esgotar o assunto, e nem estamos habilitadas para tal. Ficarão de fora alguns famosos, como ROQUEFORT, BRIE, EMENTHAL, GRUYÈRE, CAMEMBERT, CHEDDAR, e outras. Fica para a próxima.

2 comentários:

Patricia disse...

Deu água na boca!!!!! Hú lá lá.....
Vou guardar nos meus MENUS, pois essa informação é muito boa para incrementar nossas receitas.
Obrigada!

Liana Clara disse...

Olá Patrícia, também sou uma apaixonada por queijos, e sempre é bom aprender um pouco mais de cada um pra tirar o melhor proveito deles. Bjs

Postar um comentário