logo

terça-feira, 27 de março de 2012

O peixe nosso de cada dia

Por Maria Teresa Serman

Todo mundo sabe que peixe faz bem à saúde, tem Omega 3 (embora a maioria repita isso sem saber o que significa o nome+o número!), ácidos graxos (outro decoreba), previne várias doenças, cura ou minimiza outras. Porém, não custa enumerá-los para incentivar, não só o seu consumo, mas o governo desta nação, para que o ministério dedicado a ele não seja só para encostar os políticos, mas realmente apoie a atividade profissional e seus trabalhadores, e também diminua o preço do pescado. Onde já se viu um país com um "marzão" desses, sem precisar vacinar ou adubar os nadadores, ter preços do produto tão exorbitantes? Muito peixe na mesa por menor preço é nossa campanha. Vamos lá às recomendações e qualidades dele.

1- Ajuda a baixar a pressão arterial e protege o coração. Ainda mais se dispensarmos, ou reduzirmos pelo menos, sua apresentação em fritura, e priorizarmos os peixes de água fria, como salmão, atum, cavalinha, sardinha, truta, bacalhau, mais ricos em Ômega 3 (não vou explicar o que é, desistam, vão no Google). Também reforça esse aspecto servi-lo com azeite, cebola, alho, alho-poró, aipo.

2- Preserva o sistema nervoso, pois o, de novo, Ômega 3, que é um ácido graxo que faz parte da composição dos neurônios (já esclareci alguma coisa), presente nele reduz os riscos de Alzheimer e Mal de Parkinson, se ingerido pelo menos três vezes na semana.

3- Auxilia na redução do colesterol total e do ruim (LDL), mas também deve-se equilibrar com peixes mais magros, para não afetar o bom colesterol. É uma excelente fonte de proteína animal com baixo teor de gordura. Atenção, camarão não está na lista dos amigos do colesterol!

4- Esses mesmos "aditivos" naturais do peixe, incluindo as vitaminas do complexo B, permitem controlar um pouco as oscilações de humor, e até a depressão sofre seus efeitos positivos. E para melhorar desde já o humor das nossas leitoras, lembramos que o salmão contém, o famoso DMAE, o queridinho da pele, pois os ômegas 3, 6 e 9 melhoram a textura desta, desinflamam e hidratam. Pode-se usar o DMAE manipulado, mas é muito melhor se também o reforçamos com a comida.

5- Está liberado para grávidas, inclusive com estímulo de pesquisas, que demonstraram sua boa influência na gestação. Mas, CUIDADO com a procedência e o frescor. A origem segura previne a contaminação por mercúrio, altamente prejudicial à gravidez.

6- Tem muitas vitaminas e sais minerais, como o iodo, que regula a tireoide e diminui os problemas respiratórios, bronquite e asma. A niacina, vitamina B 3, é ótima também para a função cerebral, como já dissemos, e a D, em que é rico,...

7- Combate a osteoporose, aliada ao ômega 3, fato comprovado por pesquisa americana.

8- É essencial para as crianças, pelos motivos já expostos, vitaminas e componentes benéficos. Criam-se, assim, bons hábitos nos pequenos, que aprendem a variar a fonte de proteína, diminuindo a ingestão de carne.

9- É digestivo, pois suas proteínas são de alta digestibilidade, quanto mais se temperado levemente, com limão, pouco azeite e ervas.

10- Reforça a imunidade, novamente por causa dos nossos amigos de todas as horas, a família ômega - 3, 6 e 9.

Vamos postar em breve várias receitas para continuar a nossa cruzada pelo peixe, aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário