logo

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 95)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

1 – L. diz:Minha filha tem 15 anos e quer namorar um colega da turma que ela se acha apaixonada, o que devo fazer? Como devo orientar para ser este namoro. Obrigada L.

RESP: Cara Sra.L.
Seu relacionamento com sua filha é bom? Convide a que ela saia com a senhora para um lanche em um local que ela goste, que escolha o que lhe apraz e no final, explique a ela o que seu coração de mãe lhe inspirar. Especialmente acentue que o namoro é uma preparação para o casamento, e ela está numa idade em que é importante fortalecer boas amizades e o namoro exige exclusividade o que afastará os dois de um relacionamento com muitos amigos. Seria bom que ela esperasse um pouco mais, saíssem juntos com mais amigos, convivessem, sem caracterizar um namoro. Certamente ela vai achar que o momento é este, que depois será tarde, etc., etc.
Escute com serenidade as ponderações dela, não feche o assunto, diga que voltarão a conversar, " negocie " -porque vale a pena!
Leia outras respostas sobre o tema, do lado direito do blog, secção Adolescentes.
Fico a às suas ordens, Mannoun

2 – A. diz: Gostaria de saber qual a melhor maneira de se estudar matemática.
Grata pela sua atenção. Anônimo

RESP: Caro (a) A. Consultei um especialista em matemática e passo a resposta que recebi: “Na minha opinião, a melhor maneira de estudar matemática é através da resolução de listas de exercícios, ou problemas como costumávamos chamar. Os exercícios trazem o abstrato da matemática para algo mais concreto e mostram aplicações das formulas e equações estudadas.
Existem algumas ferramentas que parece que ajudam, embora não haja evidências robustas: Kumon e Sudoku. O primeiro é uma técnica japonesa de ensino de habilidade com números e o outro é um jogo que auxilia no raciocínio numérico.”
Espero ter ajudado! Fico a seu dispor, Mannoun .

2 comentários:

Clarisse disse...

Dra tenho duas meninas uma de 11 e a outra de 14 anos. elas agora deram pra brigar por tudo, por roupas quee uma pega da outra pra usar, por Tv , por computador, são brigas constantes quando estão em casa. O que posso fazer para melhorar esta situação? Elas eram tão amigas quando menores.

Anônimo disse...

Sou pai de um menino de 14 anos e agora estou num novo relacionamento e minha milher esta grávida de 6 meses e este meu filho não quer nem ouvir falar na nova criança que vai chegar. Ele fica comigo aos finais de semana. Como posso fazê-lo aceitar isso?

Postar um comentário