logo

quinta-feira, 23 de junho de 2011

O Milagre Eucarístico de Lanciano

Por Maria Teresa Serman

Hoje é o dia do Corpo de Deus Corpus Christi, quando a Igreja Católica comemora a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. Por isso, nada melhor que recordar o Milagre Eucarístico de Lanciano, para aquecer a nossa fé no Santíssimo Sacramento do Altar.

O fato aconteceu na cidade de Lanciano, na Itália, por volta do ano 700, na igreja do mosteiro de S. Legoziano(este é o centurião que rasgou com sua lança o lado de Cristo crucificado, e daí brotou sangue e água), onde viviam monges de S. Basílio. Entre estes havia um que, voltado mais para o mundo do que para as coisas de Deus, passou a duvidar de que a hóstia e o vinho consagrados fossem o verdadeiro Corpo e o verdadeiro Sangue de Jesus.

“Certa manhã, celebrando a Santa Missa, mais do que nunca atormentado pela sua dúvida, após proferir as palavras da Consagração, ele viu a hóstia converter-se em Carne viva e o vinho em Sangue vivo. Sentiu-se confuso e dominado pelo temor, diante de tão espantoso milagre, permanecendo longo tempo transportado a um êxtase verdadeiramente sobrenatural. Até que, em meio a transbordante alegria, o rosto banhado em lágrimas, voltou-se para as pessoas presentes e disse:
"Ó bem-aventuradas testemunhas diante de quem, para confundir a minha incredulidade, o Santo Deus quis desvendar-se neste Santíssimo Sacramento e tornar-se visível aos vossos olhos. Vinde, irmãos, e admirai o nosso Deus que se aproximou de nós. Eis aqui a Carne e o Sangue do nosso Cristo muito amado!"

A notícia se espalhou rapidamente. A hóstia feita carne é de tamanho maior do que a atual, como de uso naquele tempo. É um pouco escura e ligeiramente rosada contra a luz. O Sangue está coagulado em cinco glóbulos de cor, tamanho e formas diferentes, de cor ocre. As sagradas espécies foram guardadas em um relicário providenciado pela piedade do povo.

“Desde 1713 a Carne está conservada num artístico Ostensório de Prata, finamente cinzelado, estilo napolitano. O Sangue está contido numa rica e antiga ampola de cristal de rocha.

Os Frades Menores Conventuais custodiam o Milagre desde 1252, por determinação do Bispo de Chieti, Laudulfo, e por Bula Pontifícia de 12.05.1252. Antes disso, executavam essa tarefa os Monges Basilianos até 1176 e os Beneditinos de 1176 a 1252.

Em 1258 os Franciscanos construíram o Santuário atual, que, em 1700, sofreu uma transformação do estilo românico-gótico para o barroco.”

A ANÁLISE CIENTÍFICA.
“Aos vários reconhecimentos eclesiásticos, feitos em fins de 1574, seguem-se em 1970-1971 - e retomados em 1981 - os reconhecimentos científicos, executados pelo prof. Edoardo Luioli (livre docente em Anatomia e Istologia Patológica e em Química e Microscopia Clínica), coadjuvado pelo prof. Ruggero Berteli da (Universidade de Siena).
As análises, procedidas com absoluto rigor científico e documental de uma série de fotografias ao microscópio, deram estes resultados:
- A Carne é carne verdadeira. O Sangue é sangue verdadeiro.
- A Carne e o Sangue pertencem a espécie humana.
- A Carne pertence ao Coração em sua estrutura essencial.
- Na Carne estão presentes, em secções, o miocárdio, o endocárdio, o nervo vago e, - pela expressiva espessura do miocárdio, o ventrículo cardíaco esquerdo.
- A Carne e o Sangue pertencem ao mesmo grupo sanguíneo AB. (*)
- No Sangue foram encontradas as proteínas normalmente existentes e nas proporções percentuais idênticas às encontradas no sangue normal fresco(ou seja, de uma pessoa VIVA).
- No Sangue foram encontrados também os minerais cloro, fósforo, magnésio, potássio, sódio e cálcio.
- A conservação da Carne e do Sangue miraculosos, deixados em estado natural durante doze séculos e expostos aos agentes físicos, atmosféricos e biológicos constitui um Fenômeno Extraordinário.

Outro detalhe inexplicável: pesando-se as pedrinhas de sangue coagulado (e todos são de tamanhos diferentes) cada uma delas tem exatamente o mesmo peso das cinco pedrinhas juntas! Deus parece brincar com o peso normal dos objetos.
E antes mesmo de redigirem o documento sobre o resultado das pesquisas, realizadas em Arezzo, os Doutores Linoli e Bertelli enviaram aos Frades um telegrama nos seguintes termos:

" Et Verbum caro factum est" = "E o Verbo se fez Carne!"

Concluindo, pode-se dizer que a Ciência, chamada a manifestar-se, deu uma resposta segura e definitiva a respeito da autenticidade do Milagre Eucarístico de Lanciano.”

(*) Mesmo tipo sangüíneo encontrado na análise do Santo Sudário de Turim.

O trechos entre aspas foram retirados do site www.derradeirasgraças.com , pois não poderíamos descrevê-lo em pormenores tão precisos quanto estes. O prodígio vem revigorar não só a fé daquele monge no século 8, mas a nossa também. Mais do que isso, confirma o milagre do amor imenso do Sacratíssimo Coração de Nosso Senhor pelos homens, amor tamanho que se deixa esconder sob pão e vinho, à mercê da nossa devoção nos sacrários.
O milagre, como disse S. Paulo, não é para os que creem, mas para os que não creem. Todavia, soa como mais um aviso carinhoso de Deus para nós, que recebemos a Comunhão e o visitamos no Sacrário. Como está nossa devoção eucarística?

Nenhum comentário:

Postar um comentário