logo

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Como aproveitar seu marido

Maria Teresa Serman

Prestem atenção no título e observem que não escrevi " aproveitar-se do marido"! A regência da sábia e encantadora língua portuguesa ( ainda que difícil e desafiadora ) faz toda a diferença no sentido. Não deturpem o que pretendo dizer, não estou incentivando ninguém a explorar o cônjuge, mas a procurar uma convivência mais adulta e prazerosa, por conhecer e respeitar as diferenças. Mulheres são de Vênus, homens são de Marte, mas só vá pra lá se tiver um GPS confiável. Pare nos pontos aprazíveis, então, e aproveite a vista:

1ª Parada: Homens preferem a versão resumida e, de vez em quando, principalmente na hora do futebol e dos joguinhos eletrônicos, um pouco de SILÊNCIO. Gostam também de carinhosos toques (físicos), que desviem a sua atenção do ouvido, começando a ficar sobrecarregado de tanto papo mulherzinha. Mais carinho quanto mais delicado o assunto, como a educação, dos filhos, os gastos domésticos e detalhes do relacionamento - nesse último, haja carinho, comidinhas e bebidinhas. Dê-lhe um tempo para processar a torrente de informações que frequentemente você joga (nós todas, aliás) dentro do seu nervo acústico e massa cinzenta. Eles são muito lentos, será que nunca vamos nos convencer disso?

2ª Parada: Homens nunca não são amiguinhas, outras mulheres, sua mãe. Decida o que quer antes de colocar um espécime desses na sua vida, por toda ela. Não se pode exigir deles o que eles não podem entregar completamente - a maturidade emocional e a compreensão espiritual que sua melhor amiga sempre está pronta a lhe oferecer. Afinal, você gostaria que ele usasse saia e maquiagem???!!! Não entre nessa de levá-lo às compras, para ajudá-la a escolher o modelito para aquela ocasião especial ou dar palpites no sapato. A não ser por raríssimas exceções (se tiver uma dessas em casa, não revele isso nem para a dita melhor amiga), os homens se transformam em pitbulls insuportáveis já ao entrar no estacionamento do shopping.

3ª Parada: Assim como não servem para as finalidades supracitadas, também não prestam tanta atenção em celulites como tememos, nem percebem nuances de tristeza ou frustração em nós, ou nas novas luzes no cabelo. Falando sério agora, é preciso ter sensibilidade para não exigir deles o que não podem dar, assim como para dar-lhes o que eles precisam, com carinho e atenção, principalmente quando estão doentes, ou especialmente quando um filho nasce, ou seu time perde. Não o menospreze em situações que não pode compreender, mas valorize-o como gostaria de ser valorizada no que é importante para você.

4ª Parada: As mulheres andam perigosamente independentes. O "perigosamente" a que me refiro significa que um pouco do "príncipe encantado" ainda persiste em cada homem,, e é salutar que assim seja, por mais anacrônico que possa parecer às feministas "juramentadas. Assim como uma dose romântica da heroína dos contos de fadas deve fazer parte do imaginário deles quanto a nós, podem crer. Não se trata de bancar a debilóide ou a fraquinha, mas de permitir que ele a "salve" com frequência. Sem abusar é claro, pois a fortaleza feminina, mais interior do que física, é um dos suportes que garantem a solidez do casal, da família e da sociedade. SEMPRE demonstre o quanto o admira e terá o retorno.

Boa viagem a Marte!

3 comentários:

Rafael Carneiro disse...

Oi Maria Teresa. Tenho gostado da "acidez saudável" dos seus últimos textos, rs... Com um pouco de senso de humor é possível perceber que existe muita caridade nas suas recomendações. De qualquer forma, me permita discordar da 2° parada do seu último texto. E se eu não te compreendi, já peço desculpas de antemão, rs!

Eu não penso que "Maturidade emocional" e "compreensão espiritual" sejam, necessariamente, características femininas. E eu não penso também que a figura da "melhor amiga" seja a mais adequada para um suporte psicológico permanente (do tipo, "sempre pronta a lhe oferecer) - este, no meu entendimento, só o cônjuge é dotado para assegurar. E, com todo respeito às melhores amigas, rs, mas eu vejo perigo em massagens recíprocas de ego e apego demasiado à "compreensão" de uma igual (por ser mulher também).

Um abraço,
Rafael

Anônimo disse...

Oi, Rafael.
Obrigada pela "acidez saudável" rs, vou tentar "docura saudável", que tal? Tomara que não aumente a "glicose emocional" dos leitores. Bom, me entenda bem: o cônjuge é sempre suporte e aporte emocional espiritual, em primeira mão. Mas, acontece com as mulheres, que há coisas de um certo conteúdo e aparência que demandam um ouvido feminino. E, graças a Deus, minhas melhores amigas não me massageiam o ego, nem eu a elas, às vezes damos até umas palmadinhas nele, qdo necessário. Espero que vc entenda que, em 33 anos incompletos de feliz matrimônio, eu já tenha aprendido alguma coisa nesse sentido, senão vou rasgar a certidão rs. Obrigada pelo comentário e parabéns pelo seu texto sobre serviço. Está perfeito! Um abraço

Anônimo disse...

O comentário anterior é meu, desculpe o erro na hora de publicar. Maria Teresa

Postar um comentário