logo

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Quando começar a namorar?

Por: Maria Teresa

Boa pergunta. E difícil. Namorar deve pressupor amadurecimento. Infelizmente, os relacionamentos afetivos estão demasiado precoces, assustadoramente íntimos. Isso atropela o desenvolvimento saudável da sexualidade e banaliza sentimentos que, bem amadurecidos, poderiam gerar compromissos duradouros e vidas felizes.

Os adolescentes, para não dizer que alguns ainda são verdadeiras crianças, estão queimando etapas e a si mesmos. Os "ficantes" se multiplicam durante as festas, sem que haja sequer uma simples conversa, troca de idéias. Conhecimento aí só no sentido bíblico. Não é força de expressão, ao fim disso, que fique um "gosto amargo de festa" na alma dos jovens. E a perigosa sensação de vazio interior que descamba na depressão e nas drogas. Como se diz atualmente, é uma tragédia anunciada. Repetida, o que é pior.

Não se trata de uma revolução de costumes, mas de uma involução que marcará o futuro dessa geração, pois teremos pessoas mancas emocionalmente, que só conseguem expressar (se é que se pode dizer isso) fisicamente o que pensam que é amor. Amor são obras. Obras que resistem ao tempo e aos próprios amantes. Pirâmides de carinho, que custam aos que amam suor e dedicação, assim como estas exigiram dos escravos judeus no antigo Egito.

Pior do que a escravidão que conhecemos e abominamos é a submissão da vontade que subordina os jovens, coletivamente, a serem dominados pelos instintos. E, então, devemos admitir que eles não tem aprendido coisa melhor de seus pais, pois estes não estão transmitindo, por preguiça de educar, os valores certos. Não os estão ensinando a esperar e reconhecer os sentimentos verdadeiros.

Namorar, de verdade, é muito bom, e um casal deve fazê-lo pela vida toda. Precisamos ensinar a garotada a permanecer, não ficar. Namorar, não usar o outro e se inutilizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário