logo

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Ensinando aos filhos consumir

Quem tem um filho só tem mais dificuldades para educá-lo na sobriedade, já quem tem mais de um pode, e deve, com certeza, educá-los sendo menos consumistas, observando mais como e no que gastar o que se tem.

Hoje, conversando com amigas, concordamos todas na necessidade urgente de trabalhar com as crianças desde cedo a serem sóbrias, isto é, a economizar em tudo que é supérfluo. Cada vez mais encontramos apelos na mídia para aumentar o consumo e acabamos criando necessidades que não existem, mas passam a ser fundamentais, apenas pelo fato do apelo que existe no entorno do assunto.

Vamos exemplificar: festas em casa de festas, a elaboração detalhada da mesma, todo o seu requinte; o tênis da moda, com a luz que acende em todos os cantos; o agasalho da Disney, o vestido de marca X, Y e Z; o brinquedo que anuncia na TV. Isto se vê diariamente nas famílias, até as mais pobres e simples: pais se culpando por não poderem dar essas coisas aos filhos, ou até se encalacrando, criando dívidas enormes para fazer a tal festa, ou para pagar um passeio exorbitante, porque seu rebento quer porque quer ir junto com os amigos a tal lugar. 

Estamos em boa época, de carestia no país, que propicia a darmos este tom à educação dos nossos filhos. Será muito proveitoso para o futuro deles.

Queremos e devemos criar os filhos sempre visando o futuro de cada um: serem homens e mulheres de bem. Então coloquemos a imaginação para funcionar, indo contra essa maré de consumo indiscriminado, sem freio. Nossos filhos precisam mais de nós do que de inúmeros pares de sapatos de marca. Todas as vezes que criamos necessidades maiores e muitas expectativas, acabamos por nos desiludir e ficamos frustrados com os resultados que não foram ao nível do que desejamos.

É muito bom sonhar, ter metas, desejar ser melhor, mas é importante saber dos nossos limites e saber lutar para chegar aos nossos objetivos. A arte de ser feliz com o que se tem, sem desejar o que o outro consegue ter. A felicidade não esta no que temos, está nas pequenas vitórias do nosso dia a dia: num sorriso, num beijo, num abraço, numa conversa animada, num convívio entre amigos e familiares. Vamos valorizar mais essas coisas na educação das nossas crianças.

Podemos fazer uma tarde de filme com pipocas, em casa, chamando alguns amiguinhos para compartilhar desse momento gostoso, sem gastar muito. Ou comemorar o aniversário de outro com um piquenique num parque próximo. Estar bem vestidos, com gosto, procurando as vestimentas em lojas mais em conta. Com imaginação, e com sentido de economia vamos conseguir fazer muitas coisas boas, sem gastar muito. Assim vamos educá-los para viver num mundo da maneira em que ele estiver, e ainda com alegria e bom humor.

Um comentário:

Patricia Carol disse...

Belíssimo texto educativo Parabéns!

Postar um comentário