logo

quarta-feira, 9 de março de 2016

O que nos faz chorar?

Não tem muito tempo presenciei uma cena inusitada: a jovem chegara de viagem, depois de 48 h em diversos aviões, ainda assim, falante e sorridente. Porém ao chegar em casa e sentar-se à mesa para almoçar, se depara com várias comidas gostosas e começa a se servir. Até que pega a farofa, aquela de bacon e cebola frita. Neste momento para e começa a chorar.

Os que estavam a sua volta começam a brincar dizendo que era a saudade da farofa! A mãe brinca e diz “não chorou quando me viu, e agora chora com a farofa!". A verdade era que a farofa foi a gota d'água no copo transbordante. Ela representava estar de novo em seu lar, na sua família. Entre todos que a amavam de verdade.

A farofa transformou-se em piada entre todos os que presenciaram a cena. Passou a ser vista como ícone e elo da terra natal, mas na realidade ela apenas serviu de razão para transbordar todas as emoções dos últimos meses longe de todos.

Outra cena que assisti foi comigo, ao fechar uma janela de guilhotina, a dita despencou e caiu direto em meu braço e mão. Chorei, chorei muito, aproveitei pra chorar todas as lágrimas por todos os erros que já cometi na vida. Pelos que sofrem, pela crise no nosso país, pelo mundo tão sofrido.
 O engraçado é que na hora, com toda a dor, ainda tive esses pensamentos para justificar tanto choro. As lágrimas nos ajudam a lavar a alma. Quando terminam nos trazem um relaxamento, uma calma, quase que igual a uma anestesia. Chorar  também faz bem, mas é preciso uma causa, uma razão.

Quando as crianças eram pequenas e começavam a chorar à toa eu sempre perguntava: “querem umas palmadas pra chorar com razão?". Quase sempre surtia efeito e o choro terminava.

Hoje podemos nos perguntar: "o que me faz chorar?" Até de alegria se chora. Sem lamentos, apenas como transbordamento, uma válvula de escape que está bem nos nossos olhos.  Como estão nossas emoções?

2 comentários:

Pat disse...

Adorei o tema. Eu costumava ser uma chorona contumaz,e não entendo o porquê de não chorar mais tanto...existe algum outro jeito de chorar sem ser por alguma tragédia, o que seria natural, mas não frequente...sinto falta das lágrimas...quem sabe, é porque não fico triste, lembrando tantas coisas boas que Deus me deu, e que compenso com alegria!

Liana Clara disse...

Que bom Pat! Mas até de alegria eu choro!!

Postar um comentário