logo

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Reunindo a família numerosa

Numa família numerosa qualquer reunião se torna um evento. Basta uma razão para estarmos juntos e logo temos uma casa cheia e alegre.

Como temos nove filhos, sempre temos algo a comemorar, e não passa mês sem que façamos algo para esses eventos. É uma formatura, aniversários, viagens, um emprego novo, tudo é razão para tentar reunir a todos. Nem sempre conseguimos, porque cada um já tem sua vida independente e às vezes coincidem as comemorações familiares com trabalhos ou viagens.

Desta vez fizemos um “bota fora” para nosso segundo filho, casado, que vai trabalhar na Alemanha, e conseguimos reunir todos os filhos. Sempre são coisas simples, mas com certeza tudo arrumado com carinho e capricho. Todos se empenham para fazer algo para tornar a festinha mais agradável.

Fizemos um álbum com fotos e recadinhos para ele levar, para ver quando a saudade apertar, todos ajudaram na confecção. Foi um trabalho de equipe. Scanear fotos antigas, imprimir, recortar, colar, enfeitar, escrever coisas engraçadas para quebrar um pouco a emoção do momento, e deixar o álbum mais divertido de recordações e do jeito de cada um. Outras fizeram doces gostosos para agradar o viajante, arrumaram as comidas com elegância, deixando a mesa de salgados muito bonita, além de saborosa.

Quando me dizem: “você não vai sentir falta porque tem mais oito para encher a casa”, eu posso responder sem medo de errar que não só meu marido e eu sentimos muita falta, como cada irmão também sente. Numa família numerosa existem mais pessoas que se importam umas com as outras.

O coração aperta nessas horas, mas aprendemos que os filhos não nos pertencem, criamos cada um para seguir sua vida como Deus permite, e confiamos que cada mudança sempre será para melhor e para o crescimento pessoal. Isso nos consola e nos anima a ver com outra visão todas essas separações que fazem parte do curso natural da vida. Ainda bem que hoje temos muitas facilidades para nos vermos e nos falarmos pela internet. Mais uma maneira para driblarmos a saudade!

5 comentários:

Unknown disse...

"Numa família numerosa existem mais pessoas que se importam umas com as outras." É disso q nossa sociedade precisa, de pessoas que se importem umas com as outras! Deus abençoe sua família e todas as famílias numerosas em que o amor, ao invés de dividido, é divinamente multiplicado por muitas partes!

Unknown disse...

Também fiquei encantada com essa frase: "Numa família numerosa existem mais pessoas que se importam umas com as outras". As lágrimas escorreram sem que eu percebesse. Mto lindo e mto verdadeiro, especialmente qdo se trata de uma família cheia de valores como a sua! Deus os abençoe!!!!

Liana Clara disse...

Obrigada pelo carinho de você Jaque e de você Raquel.
Vocês verão como é verdadeiro esses cuidados uns com os outros, quanto mais eles são, mais carinhos dividimos entre todos.
Beijos

Patricia Carol disse...

Não sei qual foi mais linda...se A FRASE ou A FOTO DE TODOS NO SOFÁ!
O que não dá pra deixar de ver, é A FELICIDADE E CARINHO que transmitem!
Deus os abençoe SEMPRE E MUITO!
Com muito carinho, Pat

Liana Clara disse...

Oi Pat, é verdade, estavam todos muito felizes pelo sucesso do irmão.
Beijos

Postar um comentário