logo

quinta-feira, 16 de abril de 2015

5 dicas para agilizar a rotina da casa

 Por Carol Balan

Já faz mais de três anos que não conto com ajuda frequente de uma funcionária para os serviços da casa. Quando minha última faxineira pediu demissão, decidi que usaria o valor que pagava para ela para comprar aparelhos que me ajudassem a tornar a rotina da casa mais prática.

Máquina de lavar louças: foi meu primeiro investimento. A propaganda de uma das marcas famosas aqui no Brasil é que lavar louça é coisa do passado. Concordo plenamente! Essa máquina é de uma ajuda impressionante! Eu comprei uma de 12 serviços, que é a maior que tem. Durante o dia vou colocando a louça e à noite programo para lavar. No dia seguinte de manhã eu guardo tudo (na verdade, essa é a tarefa da manhã dos meninos) para começar a encher novamente. Compensa muito porque eu ganho muito tempo, além de ser excelente para lavar louças difíceis, como as que têm gordura e óleo. A única coisa que ninguém te conta, mas eu não vou deixar de falar é: não é toooda a louça que vai pra máquina. Algumas coisas não podem ir e outras não cabem. De qualquer forma, conforme o uso, você vai percebendo quais utensílios usar para aproveitar melhor o espaço.

Panelas elétricas: eu nunca havia imaginado que compraria uma panela de fazer arroz. Sempre fiz arroz e achava super fácil, a panela seria inútil para mim. Ganhei uma e virei a louca da panela elétrica! Hoje tenho duas de arroz (uma também cozinha a vapor), uma de pressão, um grill e minha próxima compra vai ser uma slow cooker. Essas panelas não custam tão caro e fornecem uma vantagem insuperável: a comida não queima! Algumas delas desligam quando a comida fica pronta e outras você programa o tempo de acordo com o alimento que vai preparar. A minha panela de pressão ainda permite programar com algum tempo de antecedência (a slow cooker também tem essa opção), então posso colocar a comida na panela, programar o horário para ficar pronto e sair de casa. A hora que chego, em vez de sair correndo feito louca para fazer almoço, o almoço já está pronto e perfumando a casa! Além de desligar quando termina o preparo do alimento, a panela mantém o alimento quente por um tempo.

MOP: é um rodo com uma espuma que permite passar pano e varrer ao mesmo tempo. Você mergulha o mop na água e puxa a alavanca para escorrer a água. Vai passando como uma vassoura. É muito prático, rápido e, o melhor: você não coloca a mão na água com produto de limpeza!

Máquina de pão: a máquina de pão também permite que você programe o horário para o pão ficar pronto. É a independência total da padaria! Só vou à padaria eventualmente, quando dá vontade de comer pão francês mesmo. Além das variedades de pães salgados e doces, também é possível fazer alguns tipos de tortas e pizzas. Alguns modelos ainda fazem bolos e geleias.

Máquina de secar roupa: essa ainda está na minha lista de desejos. Um dos serviços mais cansativos pra mim é lavar a roupa, às vezes coloco pra lavar e esqueço de estender ou não dá tempo. Tenho o costume de lavar todos os dias, mas às vezes acabo deixando passar e a roupa já acumula uma pilha. Além disso, em época de chuva a roupa não seca direito. Como custa mais caro, essa ainda está nos planos para ser adquirida. Além disso, aqui em casa não tenho como colocar mais uma máquina na lavanderia, então teria que comprar uma lava e seca, porém, amigas que têm secadora, me disseram que é melhor ter as máquinas separadas: por ser família grande, agiliza mais se tiver as duas, para trabalharem ao mesmo tempo, em vez de ter só a lava e seca, que tem ciclos muito longos e acaba não rendendo tanto.

E você? Tem algum utensílio ou eletrodoméstico que facilita sua vida?

2 comentários:

Patricia Carol disse...

Super legal! Você é realmente muito prática e sabe aproveitar bem o tempo. Provavelmente agora, ainda sobra mais um pouquinho de "espaço pessoal" pra você do que se tivesse que ficar dando instruções para outra pessoa,né?
Abração! Suas dicas são muito úteis!
Pat

Carol Balan disse...

Verdade, Pat! No início foi difícil, mas fui me adaptando e adquirindo esses itens que foram facilitando a vida! Hoje a casa já funciona bem melhor! Obrigada!! Beijos

Postar um comentário