logo

domingo, 25 de janeiro de 2015

Uma receita saborosa e light - Quiche de espinafre e ricota

Enviada por Ana Clara Oliveira. 

Para quem está de dieta e quer variar um pouco o sabor do dia a dia, dos legumes cozidos, pode incrementar fazendo essa receita de quiche para uma das refeições importantes do dia.

 QUICHE DE ESPINAFRE COM RICOTA

 INGREDIENTES

MASSA:

 2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
 ½ xícara de água gelada
 ½ tablete de manteiga gelada

 RECHEIO:


 ½ ricota amassada com garfo
 1 maço grande de espinafre – só as folhas (aproximadamente uma xícara após cozido)
 2 dentes de alho
 1 colher de azeite
 1 lata de creme de leite
 3 ovos batidos
 Parmesão ralado a gosto
 Sal a gosto
 Pimenta do reino a gosto

 MODO DE PREPARO:

 Em uma tigela coloque a farinha, abra um espaço no meio, acrescente o sal e a manteiga, amasse tudo suavemente até formar uma massa com farelos grandes.

 Aos poucos acrescente a água gelada e vá trabalhando a massa até formar uma bola uniforme.

 Embrulhe a bola de massa em plástico filme e leve a geladeira por 30min. Em uma panela coloque apenas as folhas do espinafre, tampe e deixe em fogo baixo até murcharem.

 Depois que murcharem, retire do fogo, escorra a água e corte bem em uma tábua. Na panela doure o alho no azeite, volte o espinafre para a panela e refogue.

 Em um recipiente junte o espinafre, a ricota amassada, o creme de leite e os ovos batidos. Misture delicadamente para não perder os flocos da ricota. Tempere com sal e pimenta a gosto

 MONTAGEM:

 Em uma forma ou pirex redondo (aproximadamente. 25cm de diâmetro) estique a massa  no fundo e laterais. Depois fure toda a massa com um garfo. Jogue o recheio e coloque o queijo ralado por cima. Leve ao forno médio por aproximadamente 30min ou até notar que está firme e dourada.

2 comentários:

Patricia disse...

Oi, Ana Clara!
Gostei muito dessa quiche, mas como não sou fã de espinafre, já fico MUITO FELIZ DE COMER A RICOTA! Resolve 2 "problemas" ao mesmo tempo: como a quiche só com queijo e ainda é bom pra dieta.
Abraços,
Pat

Unknown disse...

Eu tbm não gosto de espinafre, vou fazer só com ricota!

Postar um comentário