logo

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Maternidade de um ponto de vista diferente


Cada família é única e cada filho é único! O que funciona perfeitamente para um não necessariamente funcionará para o outro.. Aqui fazemos tudo diferente do padrão, do tipo desses de deixar os mais velhos de cabelos em pé... filhos dormem na nossa cama, eles ficam no colo mesmo e muito.. por enquanto tem funcionado bem para gente e para os meninos (tudo bem o mais novo é experiência é recente ele tem 17 dias hoje ...

Isso significa disciplina zero? Não de jeito nenhum, quando ele faz algo errado explicamos e repreendemos.. uma amiga disse o afeto ajuda na disciplina e vice-versa, aqui tem sido exatamente assim..

Para nós, criação com apego tem funcionado super bem.. Uma das coisas que mais ouço é que meu filho não será independente, aí vejo ele com 2 anos e 7 meses que tira a roupa e põe no cesto de roupa suja sozinho, come sozinho, sobe na cadeirinha do carro sozinho, brinca e cria historias sozinho, foi pra escolinha e não teve 1 dia de adaptação ele fala tchau mamãe e fica feliz desde o primeiro dia.

Alguns livros me ajudaram muito principalmente no começo com primeiro filho e muitas opiniões diferentes!

Besame Mucho do Carlos Gonzalez é um livro maravilhoso fala bastante sobre criação dos filhos, como enfrentar problemas.. enfim acho necessário pra qualquer mãe de primeira viagem!

Maternidade e o Encontro com a Própria Sombra da Laura Gutman eu estou lendo agora no segundo e já chorei rios por entender muita coisa que passei com o primeiro e só agora fui entender a fundo. Não é um livro sobre como criar os filhos é mais uma reflexão sobre a psique feminina na maternidade.

Para mamães com bebês que dormem pouco, tem problemas para dormir.. Para dicas de como desmamar, diminuir mamadas da noite tem o Soluções para Noites Sem Choro da Elizabeth Pantley!

Baby Book e Attachment Parenting do Dr Sears são ótimos para quem quer aprofundar na criação com apego.

Leia, estude, procure e o mais importante SINTA o que funciona para vocês!!!!!!!!!!!

Um comentário:

Pat disse...

Quando eu tive minha 1ª "princesinha", liguei pro pediatra e perguntei sobre alguma coisa em relação ao comportamento noturno de crianças,(42 anos atrás!)e a resposta foi a seguinte:
"Patricia, VOCÊ É MÃE e SÓ VOCÊ pode saber o que se passa com sua filha. Fique LOOOOOOOOOONGE DE LIVROS DE PSICOLOGIA INFANTIL neste momento, pois a "psicóloga principal" é você.

Isso, não porque ele tivesse algum preconceito contra Psicologia, mas exatamente, porque fiquei aflita ao perceber que TODAS AS MÃES NO PARQUINHO tinham uma "receita" diferente, de como lidar com certas situações difíceis dos filhos pequenos. Fiquei me sentindo meio "ignorante" nos assuntos que conversavam, daí a preocupação em saber QUAL O MELHOR LIVRO DE PSICOLOGIA INFANTIL que eu deveria comprar rapidinho pra ficar no nível "intelectualmente falando" sobre os assuntos em pauta na ocasião.

ADOREEEEEEEEEEEEI o conselho do Pediatra(que cuidou dos meus filhos até ambos completarem 15 anos, e eu fiquei com vergonha de levar meus "bebês" no consultório dele ainda, rs rs rs Só anos depois, foi que ele me contou que grande parte dos atendimentos que ele fazia, era dos "bebês adolescentes" que vira nascer. Foi a vários casamentos a convite desses seus "netinhos", filhos dos "filhos de coração".

Abraços e BOA SORTE às "psicólogas" mães de 1ª viagem!
Pat

Postar um comentário