logo

sábado, 8 de março de 2014

Para assistir e conversar em família - Caçadores de Obras-Primas

O filme se passa durante o declínio de Hitler na Alemanha. Conta a história de um grupo de 13 especialistas vindos de países diferentes, para reencontrar obras de arte roubadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. George Stout (George Clooney), um oficial americano e conservador de obras de arte, lidera a equipe.

Os “caçadores de obras-primas” eram os mais improváveis soldados da Segunda Guerra, e eles tinham a missão de resgatar peças de arte roubadas pelos nazistas, e de tentar impedir que os aliados destruíssem monumentos históricos e culturais na medida em que ganhavam terreno na Europa.

Eles foram enviados às frentes de batalha para identificar monumentos históricos e culturais, na tentativa de evitar danos durante ataques dos aliados. Mas diante da escala sem precedentes do roubo de objetos de arte pelos nazistas, eles acabaram envolvidos no esforço de localização, resgate e devolução desses itens a seus proprietários.

As obras que seriam destinadas ao Museu do Führer em Linz foram catalogadas em álbuns localizados pelos “caçadores de obras-primas”, que serviram como provas nos julgamentos de Nuremberg. Segundo a acusação, só em Paris, 38 mil residências de famílias judaicas foram roubadas. Outra pista essencial para a descoberta do destino das obras foram as anotações feitas durante por Rose Valland, a curadora do museu parisiense Jeu de Pomme, interpretada por Cate Blanchett no filme.

Todo o filme é muito envolvente e dá margens a um bom debate entre pais e filhos, sobre os absurdos desta guerra.

Não recomendado para menores de 12 anos
Com: George Clooney, Matt Damon, Bill Murray
Lançamento de fevereiro de 2014.

2 comentários:

Patricia disse...

Achei formidável este resumo tão completo e preciso!

Só acho que para ser assistido antes da adolescência, não seria tão produtivo, pois até pra adultos em alguns momentos cansa um pouco o ritmo mais lento.

Liana Clara disse...

O resumo foi um somatório do que vc contou, minha filha assistiu e outro tanto da internet. Ainda vou assistir, assim que puder.

Postar um comentário