logo

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 48)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

Irmãos gemeos
1 - J. diz: Como devemos educar os irmãos da mesma idade, gêmeos? Quando entram na adolescência eles querem um pouco mais de individualidade? Agora eles têm 10 anos e ainda fazem tudo juntos.
RESP: Caro Sr.J.
Não só na Adolescência, mas os gêmeos, como as outras crianças, sempre necessitam ser tratadas individualmente, pois são personalidades únicas, distintas, singulares- todos temos impressões digitais irrepetíveis...
Bom que fazem todas as atividades juntos, e pode ser que desejem continuar assim- não será estranho. Se cada qual optar por ter seus próprios amigos mesmo que sejam amigos comuns aos dois, também será muito bom. Observem bem as características deles, gostos, aptidões, tendências. Que não se vistam iguais- os pais devem permitir que escolham suas próprias roupas, brincadeiras. Estudam na mesma sala? Gostam?
Fazem tarefas escolares juntos? Cada qual deve ter sua mesa e objetos pessoais separados porque isto ajuda a se desembaraçarem e revelarem traços pessoais de ordem, capricho, organização, etc.
Tarefas em casa são sempre muito importantes assim como não compará-los ! São DOIS, duas PESSOAS e é bom lembrar a todos na família e entre familiares...
Fico às ordens para eventuais complementações!
Atenciosamente, Mannoun

Menstruação e TDAH
2 - L.diz: Minha filha tem 13 anos tem TDAH e ainda não menstruou. Isso é normal?

RESP: Cara Sra L.
A menstruação tem mais a ver com traços familiares, especialmente com o lado materno -com a idade em que a mãe, tias, avó, também menstruaram.
Em geral, até os 16 anos a menstruação pode ocorrer e só depois desta idade é que encaminhamos à Ginecologistas ou Endocrinologistas.
Certamente ela faz uso de medicamentos para o TDAH e se estiverem muito ansiosas, mãe e filha, conversem com seu medico(a) assistente e ficarão mais tranqüilas .
Verifiquem primeiro as datas em que ocorreu a menarca nas mulheres da família , ok ?
Um abraço, Mannoun

Adolescente sem amigos
3 - A. diz: Como ajudar minha filha adolescente que não tem amigos? Ela muito fechada, é estudiosa,tira boas notas.Mas me preocupa estar sempre sozinha, as colegas só a procuram quando precisam de ajuda nos estudos.

RESP: A., sua filha tem mais irmãos? Quem mais na família tem temperamento semelhante?
O fato dos colegas a procurarem para serem ajudados é um bom sinal de que ela não é tão fechada assim - quem sabe um esporte coletivo ajudaria? Volei, basquete, futebol, dança...
Quando os colegas vierem à sua casa, aproveite e faça um lanche, convide-os , coloque música, crie um clima de acolhida e entretenimento para que eles vejam sua filha com outros olhos . Aproveite para despertar neles o gosto por ajudarem outras pessoas, como uma visita a um Orfanato, Creches, casas de Idosos, que organizem uma Gincana para recolher brindes e levarem a estes locais...
Adolescência é uma fase em que a generosidade e o espírito de solidariedade estão muito vivos e só necessitamos dar idéias e eles abraçam com gosto! Boa sorte e pode voltar a falar quando desejar.
Atenciosamente, Mannoun

2 comentários:

Anônimo disse...

Dra que atitude tomar quando os filhos adolescentes brigam de se bater?

Renata Cabral disse...

Dra. minha filha tem 17 anos e quer fazer uma viagem junto com o namorado para Porto Seguro. Ela diz que não tem problema porque vão os pais dele. Será que devo deixar?

Postar um comentário