logo

sexta-feira, 8 de julho de 2016

FILMES ESPECIAIS - uma reflexão para toda a família - parte 4 - visual

DEFICIÊNCIA VISUAL

Para todos nós, que temos filhos, perfeitos ou não, (sempre há um senão num ser humano), segue alguns filmes para assistirmos e fazermos algumas reflexões em família. Tanto para a aceitação das diferenças, de algumas deficiências, quanto para a inclusão dos que nasceram fora dos padrões esperados pela sociedade.

Nada como aprendermos a lidar com as diferenças, com amor e carinho, nunca faltando a caridade.

 Como disse alguém numa rede social:"  Há meninos e meninas que  ninguém convida para os aniversários, por exemplo. Há crianças especiais que querem pertencer a uma equipe, mas que ninguém escolhe, porque é mais importante ganhar, certo? As crianças com necessidades especiais não são raras. Elas só querem o que todos querem: ser aceitas!".

1 - O Sino de Anya - uma mulher cega que sempre foi cuidada pela sua mãe e não saia de casa, a situação se agrava quando sua mãe morre. Ela lida com sua solidão colecionando sinos, mais velha e sozinha, faz amizade com um menino entregador de 12 anos, e encontra nele a amizade e a ajuda que precisava para enfrentar a vida. Ele é considerado um garoto "lento", praticamente sem amigos, e descobre-se depois que ele é disléxico.

2 - Além dos meus olhos - Após alguns anos de casados, James e Ethel, que são cegos, descobrem que não podem ter filhos. Quando decidem adotar uma criança, têm que enfrentar uma série de barreiras legais e provar que são capazes de cuidar de alguém. Baseado em uma história real.

3 - Perfume de mulher -
um tenente-coronel cego, viaja para Nova York com Charlie Simms (Chris O'Donnell), um jovem acompanhante, com quem resolve ter um final de semana inesquecível antes de morrer. Porém, na viagem ele começa a se interessar pelos problemas do jovem, esquecendo um pouco sua amarga infelicidade

4 - À primeira vista -
Amy (Mira Sorvino) se apaixona por Virgil (Val Kilmer), homem bonito que ficou cego acidentalmente na infância. Surge uma esperança, através de um novo tratamento experimental, e Virgil operado com sucesso. Ele recomeçará tudo de novo, aprendendo mais uma vez a enxergar a luz do dia e, quem sabe, descobrir a força do amor.

5 - Dançando no escuro -
Até onde vai uma mãe para poder salvar sei filho? Esse filme nos mostra com extrema eficácia, essa resposta. O filme emociona o telespectador do começo ao fim com toques de dramas e comédia, mostrando que amor de mãe não tem limites.

6 - Quando só o coração vê - o filme trata da amizade entre um negro e uma jovem branca cega, mostrada em parques e outros locais públicos, isso numa década marcada por graves conflitos raciais nos Estados Unidos.

7 - Vermelho como o céu - Filme baseado em fatos reais, traz a história do cinema como plano de fundo. O garoto Mirco, após um acidente em sua casa, vai gradativamente perdendo a visão e aprimorando outros sentidos para supri-la. Mirco passa a ser um dos maiores produtores de efeitos sonoros no cinema italiano da década de 70.

Nenhum comentário:

Postar um comentário