logo

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Principal causa da confusão mental no idoso

Recebi de uma amiga este texto e achei muito esclarecedor para quem tem idosos em casa e deve cuidar da saúde deles. O texto é do Dr Arnaldo Lichtenstein:

Sempre que dou aula de clínica médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta:

- Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental?

Alguns arriscam: "Tumor na cabeça".

Eu digo: "Não".

Outros apostam: "Mal de Alzheimer" .

Respondo, novamente: "Não".

A cada negativa a turma se espanta... E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns:

- diabetes descontrolado;

- infecção urinária;   
 
- a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idosos ficaram em casa.

Parece brincadeira, mas não é. Constantemente, vovô e vovó, sem sentir sede, deixam de tomar líquidos. Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez. A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos ("batedeira"), angina (dor no peito), coma e até morte. Insisto: não é brincadeira.

Na melhor idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água no corpo. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento. Portanto, o idoso tem menor reserva hídrica.
Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de tomar água, pois os seus mecanismos de equilí­brio interno não funcionam muito bem.

Conclusão: idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo. Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas, e funções de todo o seu organismo.

Por isso, aqui vão dois alertas:

1 - O primeiro é para vovôs e vovós: tornem voluntário o hábito de beber líquidos. Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite, sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam. O importante é a cada duas horas, botar algum líquido para dentro. Lembrem-se disso!

2 - Meu segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente líquidos aos idosos. Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar, atenção! É quase certo que sejam sintomas decorrentes de desidratação. "Líquido neles, e rápido para um serviço médico".

(*) Arnaldo Lichtenstein (46), médico, clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clí­nica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Um comentário:

Pat disse...

Alerta superimportante esse! É mesmo difícil a gente se lembrar de tomar muita água, ao passar dos 60 anos! Aqui somos 2: minha mãezinha que está quase completando 100 anos, e eu com 68, ambas precisamos desse aviso: ÁGUA, SUCOS, FRUTAS VARIADAS BEM "MOLHADINHAS POR DENTRO", etc... Outro alerta importante, é quanto à digestão: comer DEVAGAR, MASTIGANDO MUUUUUUUUUUUITO, e evitar as coisas que TODOS FINGIMOS NÃO SABER QUE NOS FAZEM TANTO MAL, especialmente já nessa idade avançada, mais delicada. Ajuda tb. a gente junto com o café d manhã, comer meia fatia de PAPAYA, misturada com 2 colheres pequenas,das DE CHÁ, de CHIA. (semente que ajuda o intestino desde cedo a funcionar bem). Espero que essa dica tb. seja observada pra quem tem dificuldades nessa área.

Abraços,
Pat FELIZ

Postar um comentário