logo

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

O que podemos fazer juntos? Um desafio para casais modernos.

Atualmente os casais já se casam sabendo que cada um terá sua participação nas tarefas do lar. Fogem dos clichês herdados dos pais e avós sobre tarefas tipicamente femininas, ou masculinas no casamento, e encontram espaço de convivência mais alegre e intensa.

Dentro da rotina do casal é um bom modo de uni-los cada vez mais, preparar um prato juntos; praticar um esporte juntos; ouvir música junto, planejar uma viagem juntos, planejar uma festa ou uma reforma da casa. Não como uma obrigação, mas como algo que incrementa a intimidade, e subverte um pouco a separação entre tarefas ditas femininas, ou masculinas.

Basta que cada casal converse e determine entre ambos quem fará o quê, nas tarefas domésticas, mesmo que ambos não trabalhem fora de casa. Porque as tarefas de casa são muito pesadas, e um grande fardo para ser feita por um sozinho. Quem trabalha em escritório, passa muitas horas sentado, mesmo que seu trabalho exija muito da cabeça, deixa o corpo mais descansado. Uma tarefa em casa vai ajudar a tirar o estresse e ainda exercitar o corpo.

Outra razão para que o casal tenha o costume de combinar ou fazerem juntas as tarefas do lar é que ambos se sintam donos do lar onde vivem e não meros visitantes. Planejar juntos até a cor das cortinas é importante, porque os dois viverão no local e precisarão se sentir a vontade e relaxados, igualmente.

O desafio é encontrar essa sintonia fina, onde cada um se sinta a vontade e ao mesmo tempo responsável pelo lar que construíram juntos. Assim quando os filhos chegarem, ambos vão sentir a necessidade de continuar nessa partilha de cuidados unitivos da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário