logo

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Ter muitos filhos ou não

A despeito de muitos que vivem dizendo aos casais de muitos filhos que são loucos, irresponsáveis, quero afirmar que não existe maior loucura, e melhor, do que ter a graça de gerar os filhos que Deus nos permite ter.

Quando São Paulo afirma que "combati o bom combate, guardei a fé" , assim como ele, nós mães e pais de famílias numerosas falamos o mesmo. Nosso combate é construir uma família dentro da moral cristã e com consciência dos nossos deveres.

Somos seres racionais, com corpo, alma, inteligência, caráter, o que nos difere de outros seres, como os coelhos - como bem afirmou o Santo Padre em recente entrevista. Não nos resumimos em procriar por procriar. Temos os nossos filhos, com consciência, observando todos os critérios, dentro das leis naturais e das leis de Deus; e, se mesmo assim, os filhos nos são mandados, como não recebê-los com amor e carinho e dar, (por que não?), até a nossa própria vida por esses novos seres que também são filhos amados de Deus?

Um soldado quando esta a frente de uma batalha, não pode recuar, porque tem uma família e esta pondo sua vida em risco e poderá deixar órfãos seus filhos. Ele segue adiante, defendendo sua nação, cumprindo seu dever. Assim somos nós, mães e pais de família, seguimos no matrimônio fazendo, cumprindo nossos deveres de pais de família - estarmos abertos à vida com consciência das nossas limitações, e “se morremos em exercício”, cumprindo o nosso dever, não seremos nem loucos nem irresponsáveis, simplesmente estamos cumprindo a vontade de Deus para nós.

Uma visão puramente humana e pouco cristã é computar tudo nas nossas próprias forças. Achando que podemos solucionar os problemas e dificuldades familiares somente com a compreensão humana, com a visão pequena e míope, computando o humano sem o divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário