logo

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Por que falamos tanto de comida?

A resposta para essa pergunta é simples: porque a comida é uma das bases da união na família.

Nas refeições a família se reúne, conversa, conta os afazeres e peripécias do dia, transmitem valores e virtudes, como a da paciência, do saber ceder. Mesmo quando a comida é pouca a família tira proveito disso: aprende a dividir, a doar para os mais necessitados, e todos saem gratificados e mais unidos.

Lembro-me de uma ocasião em que aprendi a fazer um bolo muito fácil, de laranja, com casca e tudo, e sempre fazia para o lanche da tarde das crianças.  Era feito com tudo batido no liquidificador,  e com o tempo fui variando a fruta, de laranja fui pra tangerina e depois para o limão, ELES ADORAVAM e comiam tudo no lanche.

Meus filhos maiores estudavam num colégio, semi-internos, e chegavam em casa a tardinha loucos por um lanche que devoravam assim que encontravam. Num belo dia eu fiz o tal bolo com limão, e sem querer esqueci de colocar o açúcar, fatiei em quadrados e coloquei sobre a mesa da copa.Assim que chegaram, os famintos meninos partiram direto para o bolo e só no terceiro pedaço eles notaram o azedo do bolo. Começaram então a cuspir os pedaços que estavam na boca, correndo para o banheiro. Até hoje se lembram desse episódio, com risos, e narrando o maior engodo que passaram.
Tudo isso que aconteceu me fez ver que não podemos descuidar a atenção ao cozinharmos nossos quitutes, vi que não podemos ligar o piloto automático e sair fazendo comidas pensando nos problemas da vida, isso pode nos custar sal demais ou açúcar de menos e acabar com um belo prato para a família. A família agradece o carinho com que fazemos as coisas.

Atualmente esqueci de colocar sal em uma sopa de ervilha, ficou completamente sem sabor, e agora meu genro faz brincadeiras com o fato:até  ganhei um conjunto de panelas bem bacanas, para me  incentivar a cozinhar melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário