logo

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Colocando ordem na vida – parte 1


Hoje em dia contamos cada vez menos com apoio em casa, tanto de funcionárias, como da família. Para isso precisamos otimizar o nosso tempo o máximo possível, para poder dar conta de tudo que precisamos fazer, mas também para sobrar tempo para fazer outras coisas, como curtir nossa família, por exemplo!

Já faz quase dois anos que não conto mais com ajuda frequente de uma funcionária. Já tive algumas que vinham duas ou três vezes por semana, cuidavam da casa e da roupa, e eu sempre fiquei com os cuidados das crianças e a cozinha. Quando a última pediu demissão, decidi que não contrataria mais ninguém e entrei numa busca desenfreada por métodos de organização da casa e otimização do tempo, para poder cumprir com todas as minhas obrigações.

Para não deixar ninguém com muitas esperanças, já vou logo adiantando: não pense que será um caminho rápido e fácil de percorrer! Primeiro porque tudo vai depender do ritmo de cada um: quem tem mais facilidade para se organizar ou for mais disciplinado, provavelmente conseguirá perceber mudanças mais rapidamente. Se for como eu, um pouco menos organizada e disciplinada, a caminhada será mais longa. Segundo, porque para conseguir isso é preciso quase que a mudança da nossa filosofia de vida e todo mundo sabe que mudar não é nada fácil!

Para aumentar as esperanças, ninguém precisa seguir métodos ou técnicas à risca! O que vou mostrar aqui são os resultados das minhas pesquisas, o que fui mudando aqui, e funcionou pra mim. Acho que o principal é conhecer as opções e ir aplicando em casa para saber o que funciona e o que não vai dar certo.

Dois sites que uso bastante e vou indicar para vocês:

1 - Flylady: FLY significa Finally Loving Yourself, ou seja, finalmente amando a você mesma. Esse método foi desenvolvido pela americana Marla Cilley. Ela diz que quando você organiza a rotina e a casa, sobra mais tempo para fazer o que quer e você passa a se amar mais. Já vi muitas críticas a esse método, em geral, dizem que ele toma muito tempo para ser colocado em prática. Porém, ele é tão abrangente, que se você conseguir segui-lo à risca, vai resolver praticamente todos os problemas, grandes e pequenos, do dia-a-dia de uma família. Ela ensina a cuidar da casa, com dicas para organizar e limpar; a cuidar de você mesma, separando tempo diário para exercícios e tomar água e um tempo na semana para cuidar da beleza; e também cuidar da família, deixando dias separados só para curtir aqueles que mais amamos!  Voltarei em outra postagem para falar com mais detalhes, mas quem já se animar a seguir, tem o link oficial, em inglês e também um blog com as traduções para o português. Eu prefiro seguir em inglês, acho mais dinâmico (quem não sabe inglês, consegue acompanhar usando o tradutor) mas o blog em português também é bastante completo e tem todo o essencial. Um ponto negativo do Flylady é que, por ser um site americano, muitas coisas não fazem parte dos nossos costumes e a muitos dos produtos que ela indica, não temos aqui ainda. Isso não atrapalha tanto, o problema maior é que percebemos como as coisas lá são bem melhores do que aqui!! http://www.flylady.net/ - http://flyrobrasileira.blogspot.com.br/

2 - Vida organizada: esse site é da Thais Godinho, ela criou um blog com dicas de organização para facilitar a vida. O blog cresceu bastante e hoje ela já lançou um livro sobre o assunto. Ela mesma segue o método Flylady, então o blog dela, diferente do anterior, não ensina um método, mas vai dando dicas de como organizar os diversos setores. Cada postagem tem um tema, ela vai indicando sites, aplicativos etc. É muito bacana porque ela participa ativamente do site, sempre respondendo às perguntas dos leitores.  - www.http://vidaorganizada.com

Nas próximas postagens vou falar um pouco sobre o que adaptei aqui em casa, como fiz minhas mudanças e como isso modificou bastante a minha rotina e da minha família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário