logo

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

A mulher/mãe no mundo moderno

Por Maya

O mundo moderno veio isolando as mulheres; antigamente todas as mulheres da vila/aldeia ajudavam quando um bebê nascia, ajudavam a criar as crianças todas juntas.. Hoje com a vida corrida de todos, e o individualismo cada vez mais forte, as mulheres ficaram sozinhas, algumas tem a sorte de ter alguém para ajudar, mas mesmo a essas, o apoio emocional não é mais o mesmo!

O puerpério (período pos parto) é um momento sensível, delicado, li em um texto [http://vilamamifera.com/mulheresempoderadas/permita-se-puerperio-o-luto/] que o puerpério é a morte de quem fomos um dia, deixamos de ser mulheres independentes, decididas, para sermos mães, cheias de medos e duvidas.. daquela que era mãe de um, para ser mãe de dois, três.. enfim.. é um momento de mudanças profundas para todas as mulheres. A Laura Gutman fala no livro dela que é o encontro com a própria sombra, que esse é o momento que temos que enfrentar os nossos sentimentos que estávamos acostumadas a ignorar.

Como no mundo moderno a gente se adapta numa super  velocidade, surgiram os grupos de mães e esses acabam ajudando muito nesse período de insegurança e transformação. A frase antiga "É preciso uma aldeia toda para criar uma criança" , volta a ser verdadeira e muitas de nós encontramos nesses grupos o apoio, a facilidade em tirar dúvidas, um lugar para desabafar, aquele apoio que tinha sido perdido. É engraçado como nos grupos nos sentimos parte de uma aldeia que esta buscando a mesma coisa.. Eu tenho um grupo do coração que esta comigo todos os dias, mães mais experientes dando dicas e o ombro amigo pra ouvir os nossos desabafos! Espero que você que esta grávida ou você que já tem seus filhotes procure um grupo para chamar de seu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário