logo

terça-feira, 4 de março de 2014

TEMPO LIVRE DOS FILHOS

O emprego do tempo livre é um problema que pesa na consciência dos pais. Sabemos que a solução não está em preenchermos sem muito critério (só para nos tranquilizarmos de que estão de fato ocupados) as horas que lhes sobram antes e depois de irem à escola; ou nos fins de semana ou até  mesmo durante as férias e sim, em proporcionar-lhes opções de adequada ocupação, motivando-os para um aproveitamento eficaz e prazeroso do tempo livre.

Não podemos esperar, principalmente se as crianças são pequenas, que parta da própria criança a escolha da melhor maneira de se divertir. Tendo o tempo livre e não sabendo o que fazer, elas fatalmente acabarão enjoadas, após certo período. Já dizia um ditado “a ociosidade é a mãe de todos os vícios”.

Se não mostramos, se não sugerimos, os filhos não saberão divertir-se e acabarão apelando para a televisão ou indo “jogar conversa fora” no play com outros amigos na mesma situação.

Por isso é importante preenchermos adequadamente o tempo livre dos nossos filhos. Quando isto não ocorre é porque não estamos dando a mesma importância que atribuímos  ao tempo útil.

Mas, em que consiste o “tempo livre”? Certamente não é a mera  libertação da atividade escolar, mas sim um espaço para a livre manifestação da totalidade do filho, e, por isso mesmo, tem  grande valor.

O tempo livre dos filhos deve andar junto com os outros “tempos” de sua vida:  o da atividade escolar e o da vida familiar. Todos os três têm a mesma importância, pois são através destas vias que chegam os estímulos que enriquecem a personalidade do filho, tornando-a completa e harmônica.

O descanso dos nossos filhos deve ser compatível com uma série de atividades capazes de distraí-los e de lhes garantir diversos hábitos criadores. Que nunca seja para eles um tempo sem fazer nada, deitados preguiçosamente no sofá, enquanto “babam” diante da TV!

Nenhum comentário:

Postar um comentário