logo

terça-feira, 19 de março de 2013

Homenagem a D. Rafael Llano Cifuentes por seus 80 anos de plena vida

Esta é uma carinhosa, mas simples homenagem a nosso querido D. Rafael, pastor que aprendeu e pratica sua dedicação incansável às almas, a todas as almas, de S. Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei. Agraciado por Deus com o dom da oratória inflamante, que comoveu sempre a quem teve a felicidade, expressa em lágrimas e risadas, de assistir a suas palestras e recolhimentos, e principalmente com o dom da sabedoria e do conselho que o Espírito Santo o inundou como pastor e confessor amável, inesquecível, foi, é e será sacerdote, outro Cristo, ipse Christe, o próprio Cristo.

 "A minha vivência ao lado de São Josemaria representou o fator preponderante da minha vocação" ::

“Recebi o convite ao sacerdócio de São Josemaria Escrivá de Balaguer”, afirmou Dom Rafael Llano Cifuentes, bispo emérito da diocese de Nova Friburgo, em Missa comemorativa dos seus 80 anos. Ao longo da sua vida conviveu e foi secretário de São Josemaria, fundador do Opus Dei, experiência que - como afirmou Dom Rafael - constitui um estímulo e lhe impulsiona constantemente à santidade. A seguir, publicamos suas palavras de agradecimento.

O principal sentimento que predomina neste meu octogésimo aniversário natalício é de um profundo agradecimento a Deus.

 A vocação com que o Senhor me beneficiou ultrapassa com muito os meus desejos e as minhas possibilidades. A entrega total me assustava. Queria ser um profissional competente, casar e ter família.

 O Senhor tinha outros desígnios, mais elevados. Contudo, a partir do momento em que decidi segui-Lo sem reserva e sem condições, veio uma luz e uma força tão grande e profunda que compreendi que não eram minhas. Tenho que agradecer ao Senhor com toda a minha alma que nunca tive uma sombra de dúvida a respeito da minha vocação. Gratias tibi Deus, gratias tibi! Muito obrigado, Senhor! Este agradecimento que faço agora envolve muitos outros que começam por meus pais – Antonio e Estela –:  Eles me souberam dar uma educação cristã forte, e profunda. Considero a minha mãe uma mulher santa. Ela, com coragem cristã, firmeza e espírito de sacrifício gerou e educou nove
filhos.

Podemos ler na íntegra no site: http://www.opusdei.org.br/art.php?p=52389

 Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 2013.
Dom Rafael Llano Cifuentes
Bispo Emérito da Diocese de Nova Friburgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário